Mostrando postagens com marcador #Cristo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #Cristo. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Amor, apesar do pecado


    O amor de Deus é único e tem características que vão além e é ,às vezes, até antagônico ao amor que nós somos capazes de viver e de expressar, em nosso amor egoísta, limitado e dependente. De forma que quando somos apresentados ao amor de Deus nós chegamos a questionar "como pode?", como Ele pode me amar apesar de quem eu sou e do que faço? Como ele pode me amar nesse nível e tamanho que somos incapazes de dimensionar? E às vezes ainda em nossa vaidade nos pensamos dignos desse amor, e apontamos para o outro perguntando "aquele que está naquela condição... como pode?".

    Mas o amor de Deus não é como o nosso. E que bom que não é, ou seríamos todos rejeitados. Porque para início de conversa, achamos que o outro precisa ser merecedor para receber o nosso amor, o outro precisa ser digno, ter méritos, preencher requisitos que o tornem aptos do nosso amor. E agora está em alta a palavra reciprocidade, se eu não receber de volta na mesma medida, acabou, o outro não merece mais o meu amor. E assim vamos criando barreiras para vivenciar e dedicar o amor aos outros, porque o nosso amor é vaidoso, e falho. 

    E essas barreiras são transferidas para Cristo, como Ele pode me amar, se eu não mereço? Como Ele pode me amar se eu não sou reciproca na medida que Ele me ama? Como eu posso ser amada se eu peco? Se o meu pecado faz separação entre eu e Deus?

    O amor de Deus, no entanto, é perfeito, afinal, Ele é o próprio amor. Eu não sei se Deus tem células, mas se tem, todas as células de seu ser são compostas de amor. Deus é amor, e Ele ama de uma maneira que nenhum de nós é capaz, ao ponto de ser possível a Ele amar a mim e a você.

    Um amor que nos constrange, porque Ele nos olha em nosso mais vergonhoso estado de pecado, de miséria, de palavras malditas, de sentimentos ruins, de atitudes vergonhosas, e Ele nos ama. Um amor que não se deixa levar pela falta de reciprocidade porque ele não nos ama porque nós o amamos primeiro  (I João 4:19), pelo contrário, Ele nos ama porque sua natureza é amar, nos ama porque Ele nos fez de maneira especial, Ele nos ama porque Ele nos separou para si, e mesmo diante do nosso pecado e falhas, ele permanece amando.

    Ele permanece amando porque Ele é fiel a si mesmo, e Ele é amor, de maneira inalterável, Ele ama. Ele permanece amando também porque Ele nunca foi pego de surpresa com o nosso pecado, de forma que o fizesse ficar decepcionado conosco, abalando o seu amor. Mas ele nos criou, nos sustenta, criou uma resposta de amor ao nosso pecado, completamente consciente de nossos vacilos acidentais, e de nossos erros cometidos deliberadamente por causa da maldade de nosso coração.

    Ele conhece exatamente a dimensão e a realidade de nossos pecados, de como esses pecados nos afastam dele, pecados que têm ferido a outras pessoas, ferido os nossos próprios corações e traçando uma inimizade profunda com ele, e sua resposta de amor tem o tamanho perfeito capaz de transpor qualquer profundidade de pecado, liberando sobre aquele que é tocado por esse amor e se volta para ele em fé com arrependimento, o perdão que é suficiente para qualquer pecado ser anulado e ser jogado no mar do esquecimento.

    É realmente constrangedor pensar em quem somos, e em quem muitas vezes insistimos em ser, apesar de todo esse amor, mas é também reconfortante saber que o amor de Deus permanece, e ele nos transforma para uma nova vida.

    Podemos não ter uma resposta que faça sentido sobre porque o Deus Todo-Poderoso tem por nós esse amor perfeito, mas devemos ter a certeza de que seu amor é inalterável, incondicional e constante, apesar de nós. E esse amor é o que nos garante vida, perdão, salvação, a condição de filhos, e a promessa de eternidade.

quinta-feira, 2 de março de 2023

Reino de justiça

    


    Quase abandonei "Quando um Judeu governar o mundo" de Joel Richardson para reler "A seleção" de Kiera Cass. Mas li o bastante de Joel para ver comunicação entre os dois livros. Não seria estranho encontrar vestígios bíblicos num livro escrito por uma cristã, afinal, um historiador não conta uma história sem a sua própria. E eu tinha acabado de ler um capítulo em que Joel fala sobre o reino de Justiça que há de vir e que o Rei Jesus estabelecerá sobre nós, quando vejo Kiera apontando pra a justiça na idealização de reino por America e Maxon (especialmente ela).
    Mais do que um céu com pessoas de branco, nas nuvens que cantam toda a eternidade, a bíblia nos promete e nos aponta um Reino que nos sacia de maneira muito mais íntima e pessoal. O reino de Jesus, a herança de Davi, num reino justo (Sl72.13 - Is11.4/42.1).
    A maioria de nós temos sede disso, justiça! E seremos saciados (Mt5.4). Ansiamos pela justiça que achamos merecer. Às vezes buscamos fazer justiça com nossas próprias mãos, nos revoltamos exigindo que a justiça seja feita ou que sejamos tratados justamente. E Joel nos lembra o valor da justiça para Jesus, nos lembra do Jesus Justo que promete um Reino justo, um reino no qual o humilhado é exaltado (Mt23.12), os injustiçados são vingados e o injustos paga. Uma esperança que sacia o desejo mais intimo do ser humano. Porque Jesus ama a justiça.

    Mas o que América tem a ver com isso? Bom, a personagem América é como a maioria de nós, amante da justiça, quando América se descreve, a busca por justiça é uma de suas mais necessárias informações.
    Porém, indo mais profundo, América se percebe ansiada para a coroa por um punhado de grupos oprimidos, os empregados, os rebeldes insatisfeitos com os desmandos do rei, as castas oprimidas a desejam por rainha, e até possíveis aliados porque America é justa. O desejo de todo súdito é por justiça, pelo reconhecimento do seu esforço, merecimento, e até penas justas, um reino justo.
    Mas há ainda mais. Todos olham para aquela garota ruiva com expectativas porque ela viveu a injustiça, ela socorria o faminto porque ela passara fome antes. America tinha misericórdia pelo que sofria uma pena pesada demais porque ela viu a dor nos olhos de uma criança a quem amava ao sofrer um castigo desproporcional. Porque ela sentira em seus sonhos, em seu trabalho, em sua falta de estudos o peso de escolhas que não foram suas, consequências injustas impostas sobre a maioria.
    E nestes pontos, eu vejo América apontando pra Jesus.
 
    Quem lê os livros sequentes logo percebe que todo amor de América pela justiça não foi suficiente para ter um reino em plena paz. Que conhecer as dores dos seus sulditos não a tranformou em uma monarca perfeita. Mas America é talvez uma sombra, uma seta que aponta para aquele que é perfeitamente justo, sem falhas, sem enganos, Jesus é imutavelmente justo.
    E quanto às dores, a Bíblia nos garante que Ele é o Sumo Sacerdote que padeceu sendo o próprio sacrifício, Ele é o Rei que, na posição de servo (Filipenses 2), conhece as nossas dores (Hebreus 2) e sabe o que é padecer.
    América nos lembra da desejada justiça, e que queremos muito mais do que ela e Maxon podem oferecer em seu reino, mas que Cristo nos garante na eternidade com ele, em seu Reino eterno, justo e de amor.


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O que pensam sobre ti 💛​



"Porque eu sei bem os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
Jeremias 29:11

Porque Deus precisa nos dizer que não nos quer fazer mal? Acho que por duas razões.
1. Porque precisamos aprender a confiar nele. É importante sabermos que Ele quer o nosso bem, que estar com ele é seguro e é bom.
2. Porque nós mesmos, às vezes, temos pensamentos ruins a nosso respeito, e precisamos lembrar que Ele quer nosso bem até mais do que nós mesmos.

Dizem que "Aceitamos o amor que achamos merecer", se eu não sei o que Deus pensa a meu respeito, aceito qualquer outro pensamento, aceito a opressão e os julgamentos dos outros, tomo para mim os pesos que o mundo coloca sobre os meus ombros, limito a minha vida ao que os meu olhos vêm que posso ser, chegar ou merecer, aceito a minha própria falta de amor e a dureza contra mim, até mesmo aceito as sugestões de morte.
Pensamentos de morte que assolam a nossa geração, no entanto, não são bem vindos à mente de Deus, Ele tem pensamos de paz, "planos de nos fazer prosperar".
A bíblia diz também que os sonhos e planos de Deus são melhores e mais altos do que os nossos próprios pensamentos sobre nós. Aceite, trilhe, tome posse do que Deus preparou para você!
Eu sei que não é tão fácil assim...
Não estamos falando de um simples desprazer da vida ou se si, mas de disfunções psicológicas que afetam realmente o pensar, que te inundam com mentiras, com desesperança. Saiba que são mentiras. O que diz que não há mais jeito é mentira. O que lhe diz que não há mais ninguém é mentira. Que não há esperança, é mentira. Porque quem bem sabe o que tem para ti não é a sua mente cansada, a sua alma oprimida, ou seus olhos marejados de lágrimas.
Mas o Deus Criador dos céus e da terra! Seu Criador, meu Criador, que muito lhe ama diz: Eu sei os pensamentos que tenho a vosso respeito.
E não são de sofrimento, não são desesperança, desespero, angústia ou morte, não é o mal que dizem de você, não é o mal que você pensa de você... Os pensamentos que Deus tem a seu respeito são pensamentos de paz. São mudança de vida! São bons caminhos. Vida. Esperança.
Ele nos oferta, se você está cansado, o meu fardo é leve. Se você tem sede, Jesus é a água da vida. Se você tem fome, ele é o pão da vida. Se há incertezas, ele é a rocha segura. Se está fraco, Ele fortalece. Se há morte, ele dá vida.
Entregue a ele a sua dor, e troque pela paz que Ele lhe oferece.
Procure ajuda.
Aceite Ajuda.
Você não está só.
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Há sol atrás das nuvens 💛

Eu planejei escrever algo especial para o SETEMBRO AMARELO, procurei e li dezenas de frases nas centenas de postagens a respeito deste mês, afim de me inspirar e reforçar o discurso de tantos. Até que...
Até que, nos banho, ouvi uma música que nunca tinha escutado na vida, era Jesus, o sol e o reggae de Salomão, e esta me lembrou um pequeno verso que tenho num caderno por aqui...



Mesmo entre nuvens, sei que há um sol
Mesmo sem calor, sei que há um sol
Assim é o amor de Deus
Não está no sentir
Simplesmente há
Existe e aqui está
Só preciso saber e crer.

Assim faz a nuvem, esconde o sol e o calor, esconde até mesmo o horizonte... As nuvens nas alma nos tiram a esperança, a alegria, uma perspectiva positiva. O dia nublado, o coração nublado é insuportavelmente pesado, ele parece não ter fim, as nuvens parecem roubar a visão, destroem a expectativa de que ainda haja algo de bom para além dela.
Muito pelo contrário, as nuvens apontam para uma acentuada piora. Quando o dia fica turvo, as nuvens encobrem o sol e o céu azul, os ventos parecem nos arrancar do chão, é o prenuncio do pior, uma tempestade está por vir, vem chuva, talvez até raios e trovões, e o desespero toma conta... É isso que a nuvem da ansiedade faz, um horizonte cinzento de uma crise parece anunciar até a morte, e o desespero toma conta, não nos sentimos preparados para as fortes chuvas, parece que vamos sucumbir, tudo está pronto para desmoronar.
Mas ainda há um sol. Ainda há esperança de um novo dia, um belo e ensolarado dia!

Hoje, no dia cheio de nuvens não estamos congelando no frio porque o sol permanece, ainda que encoberto. Podemos ver as coisas à nossa volta, inclusive as nuvens, porque o sol permanece por perto!
E o que é este sol? Bom, pode ser tanta coisa... Podem ser seus amigos que permanecem por perto, ainda que você tenha dúvidas, queixas sobre eles ou medo de ser vulnerável diante deles, eles ainda estão atrás das nuvens lhe dando suporte e forças. Aproveite essa luz que você tem por perto!
Talvez o sol sejam seus pais, que talvez nem vejam seu desespero, ou o diminuem com aquelas terríveis frases, mas o amor deles por você e o seu amor por eles ainda lhe dá calor para um novo amanhecer.
O seu sol atrás das nuvens pode ser um amor, que diariamente lhe manda mensagens checando se você está bem, que tenta a todo custo limpar esse terrível céu que se agiganta sobre você. Se deixe ser cuidado.
Esse sol, sobre tudo, é o Deus Criador que tem cuidado de você diariamente, e as nuvens podem até parecer pesadas demais, mas ele é o sol que lhe dá calor para não sucumbir ao frio da tempestade. Ele é o Deus Todo-Poderoso que olha lá do céu e se importa com você, e está aí com você não importa o clima,  que se entristece com a sua dor e te entende como ninguém, mas tem preparado ventos frescos para afastar essas nuvens da sua vida e lhe prepara um novo amanhecer com um belo céu azul, um lindo e quente sol anunciando o seu poder e presença, além de um colorido arco-íris lhe lembrando que tempestades têm fim!

Se apegue a este sol, o Sol da Manhã, entregue tudo a Ele, os medos, as dores, a ansiedade, o que te entristece, o que lhe paralisa, conte pra ele agora em oração. E procure ajuda, se apegue também a esses outros sóis! À sua família, aos seus amigos, se achegue à sua rede de apoio e peça o suporte deles, conte como se sente. E procure um profissional de saúde, não tenha medo de pedir ajuda.

E você que está bem, que tem um pouco de céu azul em seu dia, ainda que com leves nuvens de algodão, seja o sol de alguém. Ajude um amigo, temos céus nublados demais nesses tempos, ajude a amenizar o dia, a vida de alguém.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Ele te vê


Tem um episódio de 'The Chosen' (se você ainda não assistiu, precisa assistir) com um título muito parecido com esse, 'I saw you' (Eu vi você), e desde que eu o assisti pela segunda vez eu tenho repetido esse título em mente, Eu vi você, Ele vê você, Ele me vê.

Ele realmente me vê. Sem dúvidas, Ele também te vê. Ele te vê e conhece você, conhece o que você sente, conhece a sua dor. Deus vê as suas lágrimas, aquelas que você compartilha apenas com seus amigos mais próximos, e ele vê aquelas que ficam guardadas somente com você, quando você chora sozinho, sem consolo e geralmente sem esperança.

E ele não vê apenas porque ele conhece todas as coisas, de maneira bem genérica, não! Ele te vê de maneira específica e particular. Não numa imagem abrangente de todo o globo, não numa daquelas imagens entupidas de coisas em que nos jogos precisamos achar alguma coisa específica, Deus te vê como se não houvesse nada à sua volta, sem nenhum impedimento ou interferência, não de maneira vaga, Deus te vê individualmente, em seus momentos de choro, em seus problemas, em suas dores, e ele conhece cada uma delas.

E vamos para mais uma negativa. Ele não conhece as suas dores simplesmente porque ele sabe de todas as coisas. É incrível como a humanidade de Deus em Jesus não é útil apenas para nos salvar (o que já seria mais do que o suficiente), mas por ter sido feito humano, nascido e passado por dores, Jesus "sabe o que é padecer", sim Jesus conhece a ansiedade, a dor de dente, a frustração e o dedinho que bate na quina da mesa, pois Ele passou por tudo isso.

E conhecendo as nossas dores, e vendo as nossas dificuldades, Ele se compadece de nós, Ele olha para nós com olhar de amor e cuidado e Ele tem respostas, consolo e amor para nós. Parecem palavras absurdas de serem ditas, mas Deus, o Criador e sustentador de todas as coisas, um dia sentiu em si, em sua carne, e seu coração e mente as mesmas dores que nos afligem, e quando ele olha para nós e nos vê em nossas lágrimas e frustrações Ele não despreza essas dores como se não fossem nada, ele não diz melhoras, supere, mas também, você queria o quê?!, Ele diz Eu sei, Eu também estive aí, Eu passei por algo parecido, e você não está só. E mais! Ele diz que pode nos consolar. Sim, porque Ele te vê, e Ele conhece a sua dor, Ele pode te consolar.

Nossas lágrimas não precisam ser escondidas, não precisamos fingir que não sentimos, e não podemos achar que ninguém se importa, porque Ele vê e Ele não fica indiferente diante de nossa dor. Ele te vê, e essas palavras foram suficientes para Natanael, por que ele entendeu que ele nunca esteve sozinho, mesmo quando (com toda liberdade literária dada ao filme) ele se afasta de tudo e de todos e vai lamentar sua frustração sozinho debaixo da figueira, mesmo quando ele questiona Deus e apresenta suas razões para ser honrado, mesmo quando Deus poderia apontar-lhe o dedo como fez a Jó lhe perguntando quem pode aconselhar Deus, como numa revelação inesperada ele soube, Deus o viu, e não com acusações, Deus o viu com amor e consolo.

Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes de Filipe te chamar, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi”. (João 1:48)

Que diferença fez a Natanael saber que Deus o via? Que Deus o via com amor? E que diferença faz para você, saber que não está sozinho? Deus te vê, e conhece cada pedacinho seu, quando sofre e quando está feliz. Deus te vê.


Ariane Machado.


segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Existe um lugar...




Existe um lugar que é o melhor lugar entre todos os lugares
Não falo sobre estar na frente de uma câmera
Não falo de estar "me apresentando" na igreja
Não falo de estar no altar
Falo desse lugar de intimidade
Mesmo que na frente de todos
Esse lugar é só nosso
E de mais ninguém
Mesmo que compartilhado com outros
Ainda é só nosso
Meu
E de Deus
Onde o meu coração é completamente dele
Ah, e os meus braços são dele
As minhas pernas movem por ele
O meu olhar não está em lugar nenhum além dele
O meu sorriso é o maior dos sorrisos, pois é para Ele
Os meus pensamentos não vão a lugar algum,
Estão com ele
E até mesmo o meu respirar
Entrego a ele
E fico sem fôlego em sua presença
Mas ele mesmo me renova
Pois eu sou dEle
E ele é meu
E este lugar é qualquer lugar
Desde que eu esteja com Ele
Louvando a Ele
Exaltando Ele
Dançando para ele.
Um lugar de adoração
Um lugar de entrega
Um lugar de amor
E por amor eu danço pra ele
E com Ele
Mas porque ele primeiro me amou
E me deu vida
A vida que vivo pra ele.


Ariane Machado


sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Por Amor Aos Patriarcas



Lembro-me quando escrevi sobre Roberta Vicente e seus olhos que brilhavam ao falar de Jesus, mostrando sua paixão, seu amor por Cristo. Influenciando a tantos ou pelo menos a mim, a ser um pouquinho mais como ela, amar mais, olhar mais para Cristo. Vendo-a fazer escolhas se pondo completamente dependente de Deus, e deixando o dinheiro em segundo plano, ou em terceiro, quarto...
Hoje eu quero falar sobre outra pessoa que tem me inspirado a um novo nível e um novo caminho no conhecimento de Deus. Não o vejo em tantos vídeos como Roberta para falar se seus olhos brilham ou não, mas vi alguns vídeos, tive algumas aulas e tenho ouvido muito dele em podcasts, inclusive um conduzido por ele, e lido também coisas que ele tem produzido e já ansiosa para ler seu livro Por Amor Aos Patriarcas. E se não vejo o brilho de seus olhos, eu vejo seu esforço, vejo suas conquistas em seus estudos, como é movido pelo amor de Deus, pelo amor de Deus a um povo, pela fidelidade de Deus a uma promessa.
Este é Igor Sabino, apaixonado pelos judeus, pelos árabes e por todo contexto do oriente médio, baseado não em uma partida de futebol como a me levou a olhar com carinho para os turcos, nem baseado na cultura pop que leva tantos olhares ao Estados Unidos, mas baseado nas escrituras. Sua paixão me levou a olhar para os judeus como eu nunca tinha olhado, mesmo cristã há 25 anos, nunca fui levada a amar nem odiar os judeus, nunca os culpei pela morte de Cristo, mas tampouco os amei como o Israel de Deus.
Me constrange saber que a Bíblia é tão enfática e constante em falar desse amor, mas que vaidosos como somos, pegamos as promessas de um povo e colocamos sobre nós, que nos autodenominamos Israel de Deus, que ignoramos a herança de sangue e até mesmo o contexto do nascimento de Jesus e nos colocamos num lugar que não é nosso.
Mas hoje vejo nosso erro, e me obrigo a uma posição diferente em busca de conhecê-los mais, me inspirando um pouco nos passos de Igor, talvez eu não vá a Israel, mas se daqui de longe posso amá-los o farei, se daqui de longe posso orar por eles o farei, se daqui de longe posso convidar-te a olhar para eles o farei, a olhar para a Bíblia, olhar para Paulo reafirmando o amor de Deus e olhar para todo o Antigo Testamento e todo amor, todo o plano de Deus, todas as promessas, todas as revelações, todo o cuidado e toda paciência de Deus para um povo amado por ele, cuidado por ele, gerado por ele, por amor a Abraão, Isaque e Jacó, por amor aos seus servos fiéis, e ele continua a amar o velho Israel, o novo Israel e eterno Israel de Deus.
Eu não tenho o mesmo alcance que Igor, mas se um dos meus leitores não o conhece, quero apresentá-lo a esse único leitor e te convidar a conhecer seu podcast, seu curso e seu livro POR AMOR AOS PATRIARCAS, que provavelmente nos fará mergulhar nesse amor, nas promessas, no que a bíblia revela, mas que distraidamente, senão por egocentrismo, temos ignorado por tanto tempo.


sábado, 4 de janeiro de 2020

Alegrem-se sempre!



Para os hebreus, o nome de Deus era impronunciável, tal o temor e a distância que deveria ter do Glorioso Deus. Entrar no Santo dos Santos era digno de morte, não pelo homem, mas o próprio Deus sentenciava a pena. Mas um novo tempo foi instaurado, o acesso foi-nos dado, e podemos chama-lo de Amigo. 

Jesus conquista e garante isso para nós, mas ainda assim, muitos de nós escolhemos nos manter distantes. E os motivos são diversos. 

Há quem valorize os cultos, mas fora do ambiente da igreja não existe a menor comunhão, há quem não valorize coisa alguma, basta ter levantado a mão num domingo à noite há sei lá quanto tempo. Há os que escolhem orar, mas tem uma dificuldade tão grande, que suas orações não parecem uma conversar com seu Amigo e Salvador, mas com alguém de 500 anos atrás com uma linguagem super rebuscada e distante, tentando impressionar Deus com o que não é. Ou ora, e sabe muito bem usar as palavras, mas faz de suas orações momentos apenas de lamentação, e se a vida vai bem, acabou-se a comunhão. 

Venho lembra-los de que a oração é um momento de comunhão, um momento de alegria. Poder ter acesso a Deus é uma conquista, não nossa, mas um presente conquistado na cruz e que foi posto em nossas mãos e negligenciamos diariamente. 

Falar com Deus é um momento de encontro com nosso melhor amigo! É melhor do que o encontro pós-jogo para resenhar sobre cada lance, o que sabemos fazer tão bem. É melhor do que o encontro pós-culto que planejamos e ansiamos e sabemos que vai ser muito bom. É melhor do que aquele encontrão com os amigos que você não vê há 1 ou 5 anos. 

É um encontro com Deus! Nosso Senhor, sim, mas também nosso amigo! Olha o que você tem! Olha com quem você está falando! Ou com quem pode estar falando... É uma dadiva! Um presente! Um presente de Deus para nós, precisamos dar valor. 

Não guardando em uma caixinha para que não se quebre a qual apenas olhamos de longe, ou guardamos no fundo de uma gaveta com todo o cuidado. É um presente daqueles que abrimos cheios de ansiedade e usamos da primeira oportunidade, e deixa eu te contar, a oportunidade é hoje, é agora. É amanhã de novo, mas o agora ainda é a melhor oportunidade. Mas com alegria, como quem sabe o valor daquele momento. 

Alegrem-se sempre e orem continuadamente. (I Tessalonicenses 5:16, 17), não é à toa que Paulo põe os dois conselhos juntos. 

É claro que não excluo o arrependimento, as dores, os pedidos da oração. Mas não é apenas isso. A oração também é um lugar de alegria sim! 

Alegrem-se no Senhor! (Filipenses 4:4)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Um nascimento sacrificial

O sacrifício de Jesus pela salvação da humanidade não se inicia na cruz, nem mesmo em sua prisão no Getsêmani, ou na angustiante oração sozinho que travou pouco antes da prisão. O episódio da ultima ceia, certamente carregou em si a dor da despedida, acompanhada da ansiedade pelo que haveria de vir, que Cristo já antevia. Tão pouco começou três anos antes, com o início de seu ministério e seus 40 dias de fome e sede no deserto.

"No princípio era o Verbo, [...] e o Verbo era Deus", se sua vida não iniciou em sua humanidade, o seu conhecer também antecede tal período, ao longo de sua existência Jesus tinha conhecimento do que haveria de suportar em carne por amor à humanidade, mas sem experimentar. Sem um corpo físico ou nossas emoções imperfeitas e conflitantes.

Mas então, ele nasceu. Grande alegria sobre toda a terra, a noite mais aguardada pelos céus e pela terra chegou! A estrela brilhou e indicou o caminho, os magos viajaram para o adorar, os pastores, os anjos, o ancião Simeão, e quem quer que estivesse atento soube, o grande dia chegou! A libertação para Israel chegou! Um novo tempo foi instaurado! Para Herodes era uma ameaça, ora, um novo Rei nasceu! E para Jesus...

Bom, era um novo tempo também para ele. Aquele a quem "pertence o mundo e tudo o que nele existe", que tem todo o poder, agora chorava na tentativa de informar à sua mãe que tinha fome, uma nova sensação que nunca experimentara, uma incapacidade que lhe privava de falar, pegar os objetos com segurança, levantar e andar em suas próprias pernas, que roubava-lhe toda a autonomia, mesmo tendo ainda todo o poder ao alcance de suas mãos

A humanidade é a imagem e semelhança de Deus e fruto do seu amor, mas submeter-se a viver sendo como sua criação é descrito por Paulo como humilhação. Jesus se humilhou, Jesus se limitou, se privou, se submeteu a dores e dificuldades, que sua natureza divina nunca lhe permitira sentir.

A vida de Jesus não foi um conto de fadas até chegar aos históricos, grandiosos e imponentes dias de sua morte e ressurreição. Jesus veio ao mundo colocando-se numa sociedade dominada pelo império romano, que sofria com os abusos de Roma, passando por dificuldade financeiras, e não na capital, mas numa cidade pequena e pobre. Uma cidade com problemas de abastecimento de água, numa época sem metade das comodidades a que temos acesso. Mas ele experimentou das mesmas aflições pelas quais passamos ao longo da vida.

O simples nascimento foi um expressão de amor, mas como a bíblia declara o amor é sofredor, mesmo o perfeito amor é acompanhado de sofrimento. A noite que hoje comemoramos com luzinhas, as mais fartas comidas, as pessoas mais amadas, e regada de presentes, em sua versão original foi desconhecida para a quase todos, num ambiente que não foi preparado para tal, sob a companhia de animais, rejeitado desde já pelo dono da pousada que não recebeu seus pais Maria e José, e já caçado pelo Rei Herodes.

O início do sofrimento de Jesus é marcado pelo inicio de sua vida humana, mas acompanhado da melhor revelação de Deus, a manifestação da graça, da verdade e principalmente do Amor de Deus. Estava se cumprindo seu plano perfeito.

Ariane Machado

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Por trás das nuvens



Em dias nublados, quando não conseguimos ver o sol por detrás das nuvens, e logo vem o anseio por ter de novo o calor do sol em nossa pele, e o frescor do dia limpo, além da saudade do lindo céu azul, algo em mim destoa do clima pesado das nuvens, muitas vezes carregadas, diferente da previsão que nos direciona a uma tempestade.
Sempre que o sol se esconde e ameaça nos desanimar, um sopro de esperança e amor recai sobre mim, inundando o meu coração. Quando eu não vejo o sol, eu o ouço dizer “Eu ainda estou aqui”, afinal, ainda conseguimos ver à nossa volta sem o auxílio de uma lâmpada, sinal de que a nossa grande estrela permanece ali, de alguma forma presente. Temos também a sua temperatura, ainda que diminuindo, não congelamos porque o sol permanece em algum lugar a “pouca” distância de nós.
E ter essa certeza, me leva a outra maravilhosa certeza, a certeza forte em meu coração de que o Criador do grandioso sol também está aqui, na verdade mais pertinho do que o tão presente sol. Semelhantemente longe de nossos olhos, por hora encoberto da vista dos homens.
Mas se a luz do sol muda a nossa visão, a discreta presença divina faz o mesmo, iluminando o nosso caminho, clareando as nossas vidas, e se o calor do sol nos mantém vivos, o calor do Criador enche-nos de alegria e esperança. Como a esperança de voltar a ver o sol e sentir o seu doce calor aquecendo a nossa pele, Cristo nos dá a esperança de vê-lo, vê-lo em grande glória nos buscando, vê-lo e tê-lo perto por toda a eternidade.
Um livro infantil diz “Em um dia nublado, se houvesse algo que eu pudesse fazer, eu voaria para o céu e traria a luz do sol para você, eu colocaria num pote os raios que brilham e aquecem intensamente. Assim na grande tempestade, você descansaria confortavelmente”, eu ouso sugerir colocar Deus num potinho chamado coração, e assim todos os dias serão aquecidos, afinal, Ele prometeu estar conosco todos os dias até o fim (Mateus 28:20), até mesmo nos dias chuvosos.

Ariane Machado

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Repouso para os cansados

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28) são algumas das palavras de Cristo, e eu ousaria apostar que quando você a reproduz, direciona a alguém que julga como cansado e sobrecarregado, provavelmente alguém de dores, opressão, perseguição, gente sofrida, gente sem Deus, sem o Jesus que dá descanso, sem o Jesus do jugo leve e mansidão.

Esquecemos, no entanto, que o público alvo da bíblia não são as pessoas que cabem em toda a descrição acima, a bíblia foi compilada para mim e para você, servos do Deus vivo. Até porque os ímpios dificilmente se atentam para estas palavras, e quando o fazem, pouco entende.

Então lhe convido a ouvir essas palavras de Cristo por um novo ângulo, elas não são para os cativos, os desesperançosos, angustiados e perdidos, elas são para um povo específico, um povo escolhido, nós. E um novo convite se revela.

Jesus nos convida para a verdade, nos convida para o seu caminho, para uma nova adoração, para uma paz diferente, para mandamentos resumidos e talvez mais complexos. Mas neste texto, Jesus convida aqueles que já estão com Jesus, andam com Jesus, ouvem a Jesus, a ir a Jesus. O que ele queria com isso?

O nosso Cristo está nos dizendo que mesmo que estejamos frequentes numa igreja, dizimando, participando, servindo, cooperando, precisamos ir a ele. Simplesmente “venha a mim”.

Porque na verdade é muito bom congregar, mas ele nunca nos chamou para uma igreja, ele nos chama para Ele. Ele nunca nos convidou para dirigir cultos, cantar, dançar na igreja, ele nos convida a nos achegarmos a Ele.

Não estou diminuindo o serviço, mas que o meu serviço seja um caminho para encontrar Jesus. Que quando eu cantar, não seja uma tarefa a cumprir, mas uma maneira de me achegar ao meu Salvador, e quando eu dançar não seja porque é a minha função na igreja, mas porque é uma maneira de entrar em seu lugar de adoração, de entrar em sua presença.

Afinal de contas, desde Adão, o nosso Deus vem a nós a procura de relacionamento, Ele sempre quis mais do que uma oferta queimada (como em Caim), ele queria sinceridade de coração, ele quis mais do que a fé de Abraão, ele queria confiança, porque obedecer é melhor do que sacrificar, porque por séculos de história o nosso Deus nos quer como filhos ou como noiva. Jesus quer relacionamento. Ele nos quer em sua presença, em seus braços .

E todo aquele cansaço e carga das programações e horários, responsabilidades, pessoas e eventos se dissolverão nEle, porque ele nos dará descanso.

Ariane Machado

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Fonte dos desejos


Quantas vezes nos vemos diante de situações em que gostaríamos de que, por um segundo, uma moedinha jogada no fundo de uma fonte realmente nos garantisse um desejo realizado. Ah, quão bom seria se fosse tão fácil, uma única moedinha de qualquer valor, e “zas!”, problema resolvido, confusão desfeita, sonho realizado, ou o que quer que fosse o nosso problema.

Porém, os autores de ficção inventaram algo melhor que uma fonte de desejo, em vez de um único desejo, poderíamos esfregar uma lâmpada e trazer a nós um gênio, ele então realizaria não um, nem dois, mas três desejos. Não precisaríamos nos limitar ao mais urgente ou importante, poderíamos ter um pouco de tudo.

Mas, alguns têm falado de um gênio sem limites, uma fonte de desejos alimentada não por moedas, mas por fé. Sim, depois de nos iludirem nos livros infantis e diversos filmes com diferentes versões daquele que realizaria as nossas vontades, trouxeram para a vida real.

Na verdade, essa fonte de desejos existe, ele só não é uma fonte, como dizem. Não basta jogar um pouco de fé e “zas!”, oração atendida. Ele é capaz de fazer mais do que qualquer criação das histórias infantis, Ele vai além do que qualquer ser humano já foi capaz de desejar. Sim, eu falo de Deus, não aquele que você acha está esperando a sua próxima lista de pedidos, eu falo do Deus que está ansioso esperando que você fale com ele, com alguns pedidos talvez, mas com a gratidão pelos que já realizou, e a confiança apesar dos que não saíram bem como você queria.

Eu falo do Deus que, mesmo tendo o mundo sob seus pés, e o domínio sobre os anjos e cada animal da terra e mar, deseja que você fale com Ele. Isso mesmo, só fale. Fale como foi o seu dia, como foi difícil aquela situação mais cedo, conte para Ele o que você sentiu naquela hora, mas lembre-se também de falar daquele momento em que notou o sol, e como você achou bonito o céu hoje, e agradeça por aquele passarinho que você ouviu e parecia estar cantando especialmente para você.

Conte para Ele os seus sonhos, o que você está planejando para o fim de semana, e sobre aquilo que você está planejando comprar, não, não se preocupe, ele não acha isso bobo. Na verdade, Ele é um Pai muito dedicado, e fica encantado quando você mostra interesse por ele, e quando você gasta tempo contando suas coisas para ele, ele também tem interesse por você.

Ele não é uma fonte sem vida que está lá apenas para te realizar, Ele é uma pessoa que deseja se relacionar contigo. Ah, como Ele deseja isso! Ele quer amar-te e ser amado por ti. Ele quer a sua companhia, e também estar contigo. Ele também quer te fazer feliz, realizando alguns desejos seus, mas principalmente realizando os dele, e na hora dele, porque Ele sabe exatamente o que você precisa, e qual o momento ideal. Fale com Ele, confie nele, e se entregue a Jesus Cristo por completo.

Ariane Machado

terça-feira, 2 de maio de 2017

Encontrando o Autor



De todas as belezas criadas por Deus, a que mais me encanta e me leva a todas as noites busca-la, é o céu negro coroado de estrelas. Mas em cada noite, e a cada estrela eu peço ao Senhor que elas me direcionem a Ele. E em mais um desses pedidos, eu pude entender algo que o Senhor sussurrava a mim, insistentemente.

“Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas”


Eu clamava “que olhar as estrelas me levem a ver o seu Criador, Senhor” e clamor crescia para “que olhar cada criação me leve a ver o Criador, Senhor” e conclui olhando para o homem.

“Que ao olhar para o homem, eu encontre a Ti, Criador, na beleza da criação, na complexidade do sistema nervoso, em cada toque do seu amor. E na bondade de quem, com amor, oferece um abraço, um carinho. Mas que eu também consiga notar a sua ausência num rosto sem paz ou alegria, num coração sem amor.”

O versículo escrito por Paulo faz de Cristo o motivo, a razão, o alvo, certamente, o foco. Nada mais importa que vejamos, por que Jesus é o foco. E entendendo isso, eu posso olhar para uma criança que brinca feliz e encontrar Jesus nela, a alegria que vem dos céus, a leveza e inocência da infância que tanto tem a ver com o Reino de Deus. Posso olhar para um casal apaixonado e ver o amor, que procede do próprio Amor, ou a compaixão do Pai em um olhar, sorriso ou abraço.

Mas posso também não encontrar a leveza em um coração amargurado, e como pessoas que têm Jesus como Centro, responsabilizar-nos por fazer Cristo ser achado também nesse coração. E ainda no que é acompanhado por tristezas, dores e vícios.

Se tudo vem dEle e para Ele é, eu entendo que aquele que destoa desta “regra” não alegra o coração de Deus, e se para isso fomos criados, não alegra também ao de quem se esquiva desta equação. E não posso, portanto, ser egoísta ao ponto de não me esforçar e, nem ao menos, importar-me em fazer Cristo conhecido por esses.

Preciso, por certo, apresentar o foco para aquele que anda perdido e gritar “Ei, você sem amor, eis aqui o Amor”, “E você sem esperança, eis a Esperança para você”. E, incansavelmente, ter Deus como centro de nossas vidas, encontrá-lo em todo tempo, e levá-lo aos que não o receberam. Zelando para que tudo seja porque dele, por Ele e para Ele, a começar pela minha própria vida.

Ariane Machado

sexta-feira, 3 de março de 2017

Evangelho a preço de bala

Não era a minha intenção, mas percebi que o título desse texto tem um duplo sentido. E parece que o evangelho, como o título, tem polarizado duas interpretações. Um evangelho a preço de bala, daquelas que odiamos receber como troco, que não custam quase nada. Mas há quem se surpreendeu com essa interpretação, esses provavelmente pensaram em balas como munição de um revolver, que nos apresentaria um evangelho a custo de sangue. Qual é o da bíblia?

“Assim fica fácil! A custo de sangue, claro. Afinal, Jesus morreu por nós”. Mas a partir daí, qual o seu preço? Agora temos um cristianismo fácil e confortável? Cheio de prosperidade e bênçãos, sem cruz e sacrifícios?

Então, o que dizer dos apóstolos e os primeiros cristãos que morreram por causa da mensagem de Cristo, e para que ela chegasse a nós? E os muitos que morrem ainda hoje ou são perseguidos por professarem essa mesma fé?

Temos um evangelho bem confortável no Ocidente, mas ainda assim, não deve ser ao custo de um doce.

Para Jesus, o preço foi de cruz, e para nós é o mesmo. Sei que a bíblia nos garante que com Cristo o fardo é mais leve, mas Ele mesmo nos convida a carregar a nossa cruz. Ele nos convida a uma vida de renúncias. Renunciar aquela uma hora e meia em que poderíamos estar em qualquer lugar, mas escolhemos cultuar a Deus em comunhão com os irmãos, mas também renunciar a nossa mão e olho, se eles nos afastam de Cristo (Mateus 5), ou abrir mão de nossa própria família se necessário for, por amor a ele (Mateus 10).

Jesus não nos pede o básico, um pouco do nosso coração ou tempo. Jesus pede o nosso coração por inteiro, a nossa vida dedicada a ele no amor superior ao amor por qualquer outro. Um amor que nos torna completamente entregues a ele, que nossa vida seja para sua adoração e serviço, e que se assim não for, de nada serve.

Um evangelho a preço de bala, a preço de cruz, como foi com Jesus. Ao custo que for, até mesmo da vida, por amor a Deus.

Ariane Machado

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Pelos olhos de Deus

Oi, vamos conversar sobre autoestima? É incrível o tanto de vezes que nos vemos preocupados com o que os outros acham e pensam a nosso respeito. Seja sobre a nossa aparência, ou nossas atitudes e ideias. O mundo, a mídia, os grupos realmente tentam nos levar a isso, insistentemente tentam imprimir em nós seus conceitos e nos mostrar que o que os outros pensam é realmente importante.

E como consequência, temos elevados índices de suicídio, diversas doenças causadas pela não aceitação de si próprio, na busca frenética de ser quem querem que sejamos. Mas deixa eu te contar duas coisas, uma é que nós realmente não somos perfeitos, e como não somos! Há tantas falhas em nós, personalidades difíceis, costumes e manias não muito admiráveis e tantos outras características que nos afastam da perfeição.

A segunda coisa, no entanto, não é uma má notícia, mas uma forte verdade que muda tudo. Apesar das inúmeras falhas, nós somos muito mais do que a mídia divulga, do que as pessoas comentam, e até mesmo do que nós pensamos.

Ainda que pensemos que somos a pessoa que mais nos conheçamos, estamos enganados. Eu sei apenas como estou, e o mesmo vale para você. Quem somos, apenas Deus conhece. Porque nossa visão é limitada pelo tempo, e assim temos o passado que talvez nos encha de orgulho ou até mesmo de vergonha, temos o presente, com o qual brigamos muitas vezes, na tentativa de sermos melhores do que somos hoje, e o futuro que é uma grande incógnita. Mas para Deus não há essas barreiras.

Ele sabe hoje, quem somos em totalidade, com tudo o que passou e passará por nós. E ainda independente de todas essas coisas. Em Jesus, não importa a nossa cor, gênero, peso, altura, nacionalidade, ou coisa alguma, porque aos que o recebem, e nele creem, deu o direito de sermos filhos de Deus (João 1:12). O passado é apagado, as falhas perdoadas, e a aparência transformada, ainda que o mundo tente ignorar, somos filhos de Deus.

Jesus também vem nos chamar de amigos, então pouco importa os defeitos que o mundo procura em nós, se somos transformados em Cristo, novas criaturas de Deus. Não precisamos ouvir o que o mundo diz, até porque eles não são donos da verdade, e se hoje eles dizem que características são as melhores, daqui a pouco tudo muda, e criam novos parâmetros, e ninguém nunca é suficiente. E em Cristo também não somos, mas pelo Santo Espírito em nós, somos muito mais do que somos capazes de ser.

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Todo ser humano foi planejado cheio de valor, apesar de danificados pelo pecado, Jesus nos restaura, nos faz de novo, resgatando nossa identidade e nossa natureza de filhos. E a partir daí, só importa o que Deus pensa de nós, ainda que por vezes nos vejamos tentados a agradar os olhos dos outros, só Deus vai ver quem realmente somos, apenas ele é capaz de ver isso, e reconhecer Jesus em nós, porque o somos graças a Ele, e sua graça derramada sobre nós.

Então, não nos deixemos ser guiados pelos espelhos que o mundo espalha pelo caminho, tentando nos adequar a eles e nos oprimir, se não nos adequarmos. Mas olhemos para Deus, e sejamos como ele, vivendo realmente a nossa identidade de filhos, à imagem do Pai. E para isso, aprendamos com ele, a amar com Jesus amou, e a frutificar as sementes que vêm do Espírito Santo.

Ariane Machado

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O noivo te espera



“Oh Senhor, venha nos despertar”, nos despertar para ouvirmos a tua voz. Que a leitura da Tua palavra seja muito mais do que histórias, mas uma palavra viva que O revela a nós. Que entendamos a palavra do pastor como vinda de Ti, e as sigamos em Tua direção. Que sejamos capazes de ouvir a Tua voz a nos chamar para perto de Ti.

Nos desperta, oh Pai, para olharmos à nossa volta e ver as tuas revelações. Olhar o que acontece em nosso tempo e ver os teus sinais. Te clamo, Senhor que o Teu Santo Espírito nos desperte para vermos o cumprimento da tua palavra e a chegada iminente do dia final.

Desperta a mim, e desperta a Tua igreja, para que possamos ver a dor que há nas ruas. Que não estejamos tão acostumados que nosso amor tenha se esfriado. Mas que não consigamos mais passar 24 horas sem tentar te fazer conhecido, sem amenizar as necessidades do mundo, sem atender ao clamor dos homens por um Salvador.

Diferente dos relatos bíblicos em que a noiva espera pelo noivo, a maioria dos casamentos em nosso tempo sempre há o noivo em frente ao altar esperando pela noiva, que costuma se atrasar. Na composição de Gabriel Guedes, este é o retrato deste nosso tempo, o momento é chegado e o noivo está atento.

E buscando entre as profecias bíblicas, encontramos um relato no qual a noiva não se preparou para a chegada do noivo, essas perderam a sua passagem e consequentemente a salvação Nele. Mas o nosso noivo está por vir. Ele está pronto, quem sabe até mesmo ansioso esperando que o Pai permita a sua vinda. E o que Deus está esperando?

Ele tem visto uma noiva de vestido manchado, uma noiva que brinca com o pecado despreocupadamente, uma noiva que já não conhece a voz do noivo. Uma noiva distraída, contemplando coisas passageiras, encantada por coisas muito aquém do que o noivo nos promete.

Então cabe a nós mesmos, noiva de Cristo, apressar a sua chegada. Cabe a nós, voltar a olhar para as coisas do alto e ansiar pelo encontro com Jesus. Precisamos ser despertados, a marcha nupcial já toca ao longe em não lembramos que o casamento é nosso...

Oh Senhor venha nos despertar, nos chama para perto e nos leva a pregar o teu nome hoje, nos leva a buscar-te mais e mais, a sermos cheios de Ti e transbordarmos do teu amor. Para que todo o mundo veja em nós a alegria de sermos amados seus, e queiram compartilhar desse amor e fazer parte dessa festa.

Pois contigo eu quero estar, e que todos possamos cantar, em verdade, que contigo queremos estar, e nada seja mais desejado, nada seja tão prioritário, nada seja tão urgente do que contigo estar. E o noivo já não tenha o que esperar, mas comecemos essa festa que se estenderá por toda a eternidade. Nós com Cristo e Cristo conosco, para todo sempre.

Ariane Machado

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Olhai para os pequenos detalhes



Eu tenho visto muito, nos dias de hoje, a igreja clamando pelo sobrenatural. A igreja tem pautado sua estrutura, sua visão, sua mensagem nos mistérios de Deus. E muitas estão repletas de mensagens em línguas estranhas, visões, sonhos, profecias e tanto mais.

Não as critico, a bíblia realmente fala acerca de tudo isso, e creio que o Senhor se revela a nós de tantas formas, conforme a sua vontade. Mas a minha oração nesses dias tem sido diferente.

Eu tenho orado para que eu encontre o Senhor numa simples noite, sem nenhum espetáculo espiritual, mas em tão somente olhar para as estrelas no céu. Eu quero olhar para a linda e grande lua cheia e encontrar o Criador em sua beleza. Quero ver a natureza de Deus traçada na sutileza da lua nova.

Eu quero ouvir uma canção a Deus no som das ondas do mar, e junto com ele adorar a Deus, rendendo-lhe graças. Eu quero ser levada à presença do Pai pelo soprar do vento que se apresenta nas praias.

Eu quero que o meu anseio por Deus, a minha procura pelo Pai seja tanta que eu O encontre em toda parte. Que onde quer que eu olhe lá Ele esteja. E o meu clamor por sua presença seja tão grande, que eu não precise de um evento ou um espetáculo que o meu coração humano possa desejar, mas que em tudo que me rodeia, e em cada obra do Pai, ele se revele a mim.

Que eu possa sentir o teu toque, o teu amor e o teu cuidado, não apenas quando alguém for curado, ou grandes eventos se revelarem, mas que quando a chuva vier a cair, eu veja que Ele está a regar a terra em nosso cuidado. E quando o sol nascer, eu encontre o seu amor manifestado através dos raios que retornam para nos aquecer e iluminar.

Porque a sua criação realmente o revela. E há assinaturas suas em cada uma de suas obras. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”, declara o salmista, e ele continua dizendo que “não há linguagem ou fala onde não se ouça a sua voz”, então eu clamo para que os meus olhos e os meus ouvidos não se percam, e não deixem que a voz do Senhor passe despercebido. Que eu não espere pelo ressoar dos trovões para me lembrar que o céu fala do Senhor, mas que a todo instante eu me encha dEle ao contempla-lo nas pequenas coisas.

Olhe pela janela e encontre o Senhor Deus à sua volta! Espero que os prédios não sejam tantos para o afastar da criação, e os fios em nossas cidades não nos tire a beleza do céu. Olhe ao seu redor, e ouça Deus dizer “Te amo, filho”, seja grato a Ele, seja cheio do seu amor, e lhe responda de volta “Eu amo você, Paizinho”.

Ariane Machado

domingo, 18 de dezembro de 2016

Onde encontrar o Senhor

Eu tenho sempre a preocupação de não ouvir músicas apenas por ouvir, mas dar atenção à sua poesia, tentar entender o que o seu compositor queria dizer ou o que ela me faz sentir. Seja ela “gospel” ou o que quer que seja.

Alguns cantores “gospel” atuais têm buscado uma linha de composição um tanto diferente. Em vez das costumeiras citações da bíblia, ou exaltação do que Deus pode fazer, alguns trazem reflexões que, às vezes, nem mesmo falam em Deus, mas que é possível ver os ensinamentos e princípios bíblicos permeando por entre algumas frases que, a princípio, parecem ser apenas diversão.

E há ainda casos, contrariando a toda teoria sobre o quanto é errado escutar músicas do mundo, em que você sabe que a canção não é evangélica, não traz consigo valores bíblicos, mas você não consegue ver nela o seu valor real, porque você consegue encontrar Deus nela, e às vezes de forma muito forte, mais forte do que o romantismo, ou a revolta contra o sistema tensionado pelo compositor.

Eu percebi isso com muita clareza depois de ver alguns textos no blog Minha Vida Cristã interpretando músicas seculares. E me dei conta de que realmente há composições que têm muito de Deus, mesmo quando não veem do interior de uma igreja. Mateus Machado, escritor do MVC usa algumas músicas do Charlie Brown Jr para falar disso, e a música “longe de você”, para mim, é muito forte uma descrição da procura de Deus e do encontro com Ele.



Eu sou apaixonada por músicas de adoração, aquelas que te levam direto ao trono de Deus, que nos aproximam dEle, revelando Ele em sua letra. Músicas que vão ao íntimo de nosso ser e nos "desarmam" completamente, nos levando a chegar à presença de Deus sem reservas, sem defesas. E muitas das músicas que ouço são assim, porque vejo nelas um valor muito grande na adoração.

Mas na medida em que dizemos que devemos pregar muito mais com a vida do que palavras, encontrar músicas que parecem ser simples entretenimento cheias de princípios me parece uma riqueza. Porquê da mesma forma que, às vezes, não encontraremos alguém disposto a ouvir o evangelho, e pela nossa vida de amor, mansidão e misericórdia lhes revelaremos o Pai, assim também haverá pessoas que não estarão dispostas a ouvir músicas que exaltem a Deus com clareza, e na sutileza de uma música com princípios divinos Deus lhes será revelado.

E até mesmo numa música secular, porque Deus age de formas inexplicáveis. E como ele alimentou uma multidão através de uma criança, e antes havia falado com um homem através de uma jumenta, esse nosso Deus Maravilhoso e Inexplicável pode se revelar da maneira que lhe convém. E é interessante a frequência que se pode encontrá-lo fora do padrão gospel. Basta que estejamos atentos à revelação de sua glória.

Não podemos limitar o nosso Deus às quatro paredes de nossas igrejas, Ele está presente em toda parte, e se revela em todo tempo. Às vezes tão alto como o som de trovões ou o sino de uma igreja, mas em outras, Ele é tão sutil que somente se estivermos atentos o encontraremos.

Ariane Machado

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Esperança viva

Se tem uma coisa no mundo que precisamos ter certeza, absoluta certa, precisamos estar completamente certos disso de forma que não sobrem brechas para dúvidas, é a certeza da segunda volta de Cristo. Dou graças a Deus, porque eu não consigo ter nenhuma dúvida a respeito dessa verdade. E nesse ano eu tenho sido levada a pensar sobre o céu, e tenho um texto sobre o céu e o anseio por ele bem AQUI.

Num dia desses, eu acordei com uma certeza muito forte, que confirma toda a certeza da qual falei a cima, não apenas de que Jesus vai voltar. Mas que Jesus vai voltar logo, em breve, daqui a pouquinho. E eu sei que isso foi anunciado lá pelos profetas, mesmo antes de Jesus vir a primeira vez, sei que o Novo Testamento, que foi escrito há um tempão também anunciou isso, e também nossos avós já ouviram sobre isso quando eles tinham a nossa idade, e isso tem sido muito repetido, mas não é como um folclore, lenda ou mitologia. Temos insistido em falar porque é a única certeza que temos sobre o mundo.

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. ” Mateus 24:30


Porque tudo está completamente incerto, quem sai não sabe se voltará; você talvez já desistiu dos teus sonhos de infância há tanto tempo e já pôs outro sonho no lugar, e mais outro e o que você está fazendo agora talvez não tenha a ver com nenhum desses sonhos, mas é o seu sonho hoje. E da nossa economia nada sabemos, apenas que vai mal. E tem todas as outras coisas que são completamente incertas, mas podemos nos assegurar numa verdade que não muda, que é a nossa esperança. Jesus virá.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma ESPERANÇA VIVA, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma HERANÇA que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos CÉUS para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a SALVAÇÃO PRESTES A SER REVELADA NO ÚLTIMO TEMPO. ”1 Pedro 1:3-5


E eu tenho contemplado, pela fé, que esse dia está realmente próximo. Recentemente ouvi um pastor brincando que somos a geração que talvez vai ter a oportunidade de dizer para Paulo que vivemos a volta de Cristo, dizer para a geração que andou lado a lado com Cristo “sabe aquilo que você mais ansiou na vida? Aquilo pelo que você acordava cada dia? Eu vi!” (Palavras minhas) Esses caras emblemáticos da bíblia tiveram a oportunidade de viver e ver coisas extraordinárias, mas eles não viveram nos dias em que Jesus voltaria, e cara, eu creio que nós estamos vivendo esses dias.

Essa verdade é muito real, e muito forte, precisamos ter o cuidado para que isso não seja apenas um detalhe sobre o evangelho, mas que seja como um fogo que arde em nossos corações. Um fogo que nos deixa constantemente alertas para estarmos pronto quando a trombeta tocar. Um fogo que nos deixe ansiosos para ouvir esse soar.

Max Lucado disse em algum de seus livros “Ame como se não houvesse amanhã”, e assim deve ser a nossa vida, porque esperamos mesmo que talvez não haja, e se não houver, precisamos ter amado a Deus com todo nosso ser, entendimento, forças, ações, palavras, com tudo o que somos, precisamos viver prontos para a volta de Cristo como se não fossemos ter a chance de consertar, de pedir perdão mais uma vez, de voltar atrás, “e se houver um amanhã” – completa Lucado – “ame novamente”. Devemos estar prontos, com uma vida em santidade e intimidade com Deus, crendo que Jesus pode voltar ainda hoje, e se o ultimo dia só for amanhã, precisamos estar prontos de novo, em cada novo dia, preparado para encontrar com o nosso Salvador.

Ariane Machado

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Um convite no olhar

Há alguns meses eu conheci uma pessoa (conheci me inscrevendo entre os outros tantos seguidores que ela tem, não nos conhecemos, só eu a conheço), e foi incrível o quanto me encantei com o seu encantamento.

Já tem um tempo que gostaria de falar dela, mesmo a conhecendo tão pouco, porque eu realmente tenho dificuldade em apontar objetos ou pessoas e relaciona-las à fé, ou melhor, eu tenho dificuldade em objetivar ou personificar a fé. Porque somos perigosos e instáveis. Nós, seres humanos somos incrivelmente instáveis, e temos uma necessidade absurda de tornar as coisas palpáveis. E como eu não sei lidar com isso, não queria dar-lhes esse trabalho.

Quero deixar claro que não estou exaltando uma pessoa, é muito perigoso quando fazemos isso, e colocamos alguém num pedestal, como alguém que não erra e tal. Quero apenas compartilhar a admiração por alguém, alguém que (ao menos no aspecto sobre o qual falarei) poderia, como Paulo, chamar-nos para imitá-la. E é bom termos bons exemplos.

Lhes apresento Roberta Vicente. Não sei muito sobre ela, a conheci testemunhando sobre a reação de sua família à sua conversão, e logo vi uma fé admirável. Mas o que realmente me trouxe a escrever sobre ela foi eu ter me encantado com o encantamento dela por Jesus. Sério! É possível ver que ela realmente conheceu Jesus em sua forma de falar. O seu sorriso apresenta alguém que teve um encontro com Cristo e foi mudada por ele. O olhar dela diz que ela O ama.

Eu percebi que tenho 21 anos frequentando uma igreja, mas provavelmente as pessoas não me veem muito falando sobre Jesus, e quando o faço, não veem brilho nos meus olhos, um sorriso apaixonado em meu rosto. Não que eu não ame Jesus, mas é que o ‘costume’ nos faz perder o brilho, o encantamento, a paixão.

Digo paixão sim, porque já fui uma adolescente apaixonada e ouvi um amigo meu concordar que eu realmente estava apaixonada, ele disse que via meus olhos brilhar quando eu falava do tal rapaz. Mas nunca houve alguém que me dissesse que dava para ver o quanto eu sou apaixonada por Jesus.

Eu tenho servido incansavelmente (mesmo cansada) no serviço de Cristo. Eu tenho aprendido sobre ele há muito tempo. Eu tenho tentado levar outras pessoas a também servirem e aprenderem sobre esse Jesus, seja com os meus textos aqui, ou nos meus trabalhos na igreja, ou ainda quando tento evangelizar meus amigos. Mas eu tenho pensado que talvez eu não os esteja levando a se apaixonarem por Ele porque não há brilho em meus olhos.

Ela fala de Deus como Pai, não como alguém que sabe que Ele é pai somente porque a bíblia nos diz e nos garante isso, mas como alguém que tem experimentado ser abraçada por esse pai. Seu amigo Jesus não parece ser apenas garantido pelo versículo que diz “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. ” (João 15:14), mas como alguém que tem experimentado da confiança e intimidade com esse amigo que é realmente um homem, que verdadeiramente nos ama e nos quer ter como amigos.

E acompanhar os vídeos da Roberta tem me levado a questionar o que eu tenho feito, e ainda mais o que eu sinto e o quanto esse sentir influencia e muda a minha vida. E se nada faz em minha vida, o que fará sobre a vida dos outros? Nada. Mas o brilho no olhar dela, ao falar de Jesus em seus vídeos, tem me levado a alguma coisa, a pensar, questionar, mudar. Não para que mais tarde alguém escreva sobre o brilho em meus olhos, mas para que nada seja em vão. Para que o meu serviço e o meu aprendizado não sejam em vão, para que mais tarde eu não perceba que nunca fui capaz de inspirar alguém a buscar o Cristo que tanto tento anunciar.

“Sedes meus imitadores como também eu sou de Cristo”, afirmou Paulo com ousadia. Os olhos de Roberta Vicente têm me dito o mesmo, e lhes convido a também buscar aproximar-se e apaixonar-se continuamente pelo nosso Senhor Jesus. 

Ariane Machado