Mostrando postagens com marcador #Amigo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #Amigo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Há sol atrás das nuvens 💛

Eu planejei escrever algo especial para o SETEMBRO AMARELO, procurei e li dezenas de frases nas centenas de postagens a respeito deste mês, afim de me inspirar e reforçar o discurso de tantos. Até que...
Até que, nos banho, ouvi uma música que nunca tinha escutado na vida, era Jesus, o sol e o reggae de Salomão, e esta me lembrou um pequeno verso que tenho num caderno por aqui...



Mesmo entre nuvens, sei que há um sol
Mesmo sem calor, sei que há um sol
Assim é o amor de Deus
Não está no sentir
Simplesmente há
Existe e aqui está
Só preciso saber e crer.

Assim faz a nuvem, esconde o sol e o calor, esconde até mesmo o horizonte... As nuvens nas alma nos tiram a esperança, a alegria, uma perspectiva positiva. O dia nublado, o coração nublado é insuportavelmente pesado, ele parece não ter fim, as nuvens parecem roubar a visão, destroem a expectativa de que ainda haja algo de bom para além dela.
Muito pelo contrário, as nuvens apontam para uma acentuada piora. Quando o dia fica turvo, as nuvens encobrem o sol e o céu azul, os ventos parecem nos arrancar do chão, é o prenuncio do pior, uma tempestade está por vir, vem chuva, talvez até raios e trovões, e o desespero toma conta... É isso que a nuvem da ansiedade faz, um horizonte cinzento de uma crise parece anunciar até a morte, e o desespero toma conta, não nos sentimos preparados para as fortes chuvas, parece que vamos sucumbir, tudo está pronto para desmoronar.
Mas ainda há um sol. Ainda há esperança de um novo dia, um belo e ensolarado dia!

Hoje, no dia cheio de nuvens não estamos congelando no frio porque o sol permanece, ainda que encoberto. Podemos ver as coisas à nossa volta, inclusive as nuvens, porque o sol permanece por perto!
E o que é este sol? Bom, pode ser tanta coisa... Podem ser seus amigos que permanecem por perto, ainda que você tenha dúvidas, queixas sobre eles ou medo de ser vulnerável diante deles, eles ainda estão atrás das nuvens lhe dando suporte e forças. Aproveite essa luz que você tem por perto!
Talvez o sol sejam seus pais, que talvez nem vejam seu desespero, ou o diminuem com aquelas terríveis frases, mas o amor deles por você e o seu amor por eles ainda lhe dá calor para um novo amanhecer.
O seu sol atrás das nuvens pode ser um amor, que diariamente lhe manda mensagens checando se você está bem, que tenta a todo custo limpar esse terrível céu que se agiganta sobre você. Se deixe ser cuidado.
Esse sol, sobre tudo, é o Deus Criador que tem cuidado de você diariamente, e as nuvens podem até parecer pesadas demais, mas ele é o sol que lhe dá calor para não sucumbir ao frio da tempestade. Ele é o Deus Todo-Poderoso que olha lá do céu e se importa com você, e está aí com você não importa o clima,  que se entristece com a sua dor e te entende como ninguém, mas tem preparado ventos frescos para afastar essas nuvens da sua vida e lhe prepara um novo amanhecer com um belo céu azul, um lindo e quente sol anunciando o seu poder e presença, além de um colorido arco-íris lhe lembrando que tempestades têm fim!

Se apegue a este sol, o Sol da Manhã, entregue tudo a Ele, os medos, as dores, a ansiedade, o que te entristece, o que lhe paralisa, conte pra ele agora em oração. E procure ajuda, se apegue também a esses outros sóis! À sua família, aos seus amigos, se achegue à sua rede de apoio e peça o suporte deles, conte como se sente. E procure um profissional de saúde, não tenha medo de pedir ajuda.

E você que está bem, que tem um pouco de céu azul em seu dia, ainda que com leves nuvens de algodão, seja o sol de alguém. Ajude um amigo, temos céus nublados demais nesses tempos, ajude a amenizar o dia, a vida de alguém.

domingo, 7 de agosto de 2022

Histórias de dores




Quantas feridas
Quantas palavras malditas
Ou palavras não ditas....

Tantas famílias
Abraços negados,
Agressões veladas,
Laços desfeitos

Corações dilacerados
Respirações ofegantes
A ansiedade domina

Domina a esperança que se vai
Futuro parece que não há...
Desistir é um caminho?
'Eu já não aguento'
Onde encontrar forças?
Nos abraços negados...?
A família... um refúgio?

Não...

Muitas vezes a família, o motivo
A família que agrediu a infância
Que conturbou a adolescência
Os sonhos, roubou
Entulhou problemas
Anulou o valor de um pai, de uma mãe
E a criança sozinha
Não sabe em quem confiar

Todo amanhecer é pesado demais
Os sorrisos que me dão, posso confiar?
O que escondem de mim? Parece zombaria
Sozinho se vê
Já não sabe quem ser
E o alívio, onde encontrar?

'Vinde a mim', diz uma voz
Mas confiar não é opção
'Vinde a mim você que está cansado'
Sou eu, cansado e sobrecarregado
Mas há lugar onde descansar?
Há lugar em que meus músculos possam relaxar?
A respiração enfim pode acalmar?
'Vinde a mim.... Eu te aliviarei'
Essa voz... De onde vem?
A essa altura, quem olharia para mim?

Seu Pai!

Aquele que me roubou a alegria?
Um outro Pai
O Pai do Céu, o Pai Celeste
O Deus Pai
Aquele que é 'manso e humilde'
E ele é meu pai?
Sim, desde que você creu

'Ao que creu, deu o direito de ser filho'
Filho de Deus
E não há mais distancia
Vivemos como desprezados
Vestimos a história que o mundo nos impôs
Mas somos filhos
Filho amado, em quem Ele tem prazer
A quem muito ama

Com os olhos mergulhados na dor,
Somos cegos
Enterrados nas armadilhas das lembranças,
Nos fazemos prisioneiros
Mas na verdade, somos Filhos

Lança fora o que passou
Fora não...
Lança sobre Ele as dores
Ofusca o que ainda vê em casa
Desvia e olhar
E olha para Ele,
Corre para Deus
E se encontra nos braços desse Pai
Num abraço onde há amor
Onde há liberdade
E promessas fies!
Uma nova história!
Uma história de filhos,
De filhos amados.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Ele te vê


Tem um episódio de 'The Chosen' (se você ainda não assistiu, precisa assistir) com um título muito parecido com esse, 'I saw you' (Eu vi você), e desde que eu o assisti pela segunda vez eu tenho repetido esse título em mente, Eu vi você, Ele vê você, Ele me vê.

Ele realmente me vê. Sem dúvidas, Ele também te vê. Ele te vê e conhece você, conhece o que você sente, conhece a sua dor. Deus vê as suas lágrimas, aquelas que você compartilha apenas com seus amigos mais próximos, e ele vê aquelas que ficam guardadas somente com você, quando você chora sozinho, sem consolo e geralmente sem esperança.

E ele não vê apenas porque ele conhece todas as coisas, de maneira bem genérica, não! Ele te vê de maneira específica e particular. Não numa imagem abrangente de todo o globo, não numa daquelas imagens entupidas de coisas em que nos jogos precisamos achar alguma coisa específica, Deus te vê como se não houvesse nada à sua volta, sem nenhum impedimento ou interferência, não de maneira vaga, Deus te vê individualmente, em seus momentos de choro, em seus problemas, em suas dores, e ele conhece cada uma delas.

E vamos para mais uma negativa. Ele não conhece as suas dores simplesmente porque ele sabe de todas as coisas. É incrível como a humanidade de Deus em Jesus não é útil apenas para nos salvar (o que já seria mais do que o suficiente), mas por ter sido feito humano, nascido e passado por dores, Jesus "sabe o que é padecer", sim Jesus conhece a ansiedade, a dor de dente, a frustração e o dedinho que bate na quina da mesa, pois Ele passou por tudo isso.

E conhecendo as nossas dores, e vendo as nossas dificuldades, Ele se compadece de nós, Ele olha para nós com olhar de amor e cuidado e Ele tem respostas, consolo e amor para nós. Parecem palavras absurdas de serem ditas, mas Deus, o Criador e sustentador de todas as coisas, um dia sentiu em si, em sua carne, e seu coração e mente as mesmas dores que nos afligem, e quando ele olha para nós e nos vê em nossas lágrimas e frustrações Ele não despreza essas dores como se não fossem nada, ele não diz melhoras, supere, mas também, você queria o quê?!, Ele diz Eu sei, Eu também estive aí, Eu passei por algo parecido, e você não está só. E mais! Ele diz que pode nos consolar. Sim, porque Ele te vê, e Ele conhece a sua dor, Ele pode te consolar.

Nossas lágrimas não precisam ser escondidas, não precisamos fingir que não sentimos, e não podemos achar que ninguém se importa, porque Ele vê e Ele não fica indiferente diante de nossa dor. Ele te vê, e essas palavras foram suficientes para Natanael, por que ele entendeu que ele nunca esteve sozinho, mesmo quando (com toda liberdade literária dada ao filme) ele se afasta de tudo e de todos e vai lamentar sua frustração sozinho debaixo da figueira, mesmo quando ele questiona Deus e apresenta suas razões para ser honrado, mesmo quando Deus poderia apontar-lhe o dedo como fez a Jó lhe perguntando quem pode aconselhar Deus, como numa revelação inesperada ele soube, Deus o viu, e não com acusações, Deus o viu com amor e consolo.

Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes de Filipe te chamar, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi”. (João 1:48)

Que diferença fez a Natanael saber que Deus o via? Que Deus o via com amor? E que diferença faz para você, saber que não está sozinho? Deus te vê, e conhece cada pedacinho seu, quando sofre e quando está feliz. Deus te vê.


Ariane Machado.


sábado, 4 de janeiro de 2020

Alegrem-se sempre!



Para os hebreus, o nome de Deus era impronunciável, tal o temor e a distância que deveria ter do Glorioso Deus. Entrar no Santo dos Santos era digno de morte, não pelo homem, mas o próprio Deus sentenciava a pena. Mas um novo tempo foi instaurado, o acesso foi-nos dado, e podemos chama-lo de Amigo. 

Jesus conquista e garante isso para nós, mas ainda assim, muitos de nós escolhemos nos manter distantes. E os motivos são diversos. 

Há quem valorize os cultos, mas fora do ambiente da igreja não existe a menor comunhão, há quem não valorize coisa alguma, basta ter levantado a mão num domingo à noite há sei lá quanto tempo. Há os que escolhem orar, mas tem uma dificuldade tão grande, que suas orações não parecem uma conversar com seu Amigo e Salvador, mas com alguém de 500 anos atrás com uma linguagem super rebuscada e distante, tentando impressionar Deus com o que não é. Ou ora, e sabe muito bem usar as palavras, mas faz de suas orações momentos apenas de lamentação, e se a vida vai bem, acabou-se a comunhão. 

Venho lembra-los de que a oração é um momento de comunhão, um momento de alegria. Poder ter acesso a Deus é uma conquista, não nossa, mas um presente conquistado na cruz e que foi posto em nossas mãos e negligenciamos diariamente. 

Falar com Deus é um momento de encontro com nosso melhor amigo! É melhor do que o encontro pós-jogo para resenhar sobre cada lance, o que sabemos fazer tão bem. É melhor do que o encontro pós-culto que planejamos e ansiamos e sabemos que vai ser muito bom. É melhor do que aquele encontrão com os amigos que você não vê há 1 ou 5 anos. 

É um encontro com Deus! Nosso Senhor, sim, mas também nosso amigo! Olha o que você tem! Olha com quem você está falando! Ou com quem pode estar falando... É uma dadiva! Um presente! Um presente de Deus para nós, precisamos dar valor. 

Não guardando em uma caixinha para que não se quebre a qual apenas olhamos de longe, ou guardamos no fundo de uma gaveta com todo o cuidado. É um presente daqueles que abrimos cheios de ansiedade e usamos da primeira oportunidade, e deixa eu te contar, a oportunidade é hoje, é agora. É amanhã de novo, mas o agora ainda é a melhor oportunidade. Mas com alegria, como quem sabe o valor daquele momento. 

Alegrem-se sempre e orem continuadamente. (I Tessalonicenses 5:16, 17), não é à toa que Paulo põe os dois conselhos juntos. 

É claro que não excluo o arrependimento, as dores, os pedidos da oração. Mas não é apenas isso. A oração também é um lugar de alegria sim! 

Alegrem-se no Senhor! (Filipenses 4:4)

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Repouso para os cansados

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28) são algumas das palavras de Cristo, e eu ousaria apostar que quando você a reproduz, direciona a alguém que julga como cansado e sobrecarregado, provavelmente alguém de dores, opressão, perseguição, gente sofrida, gente sem Deus, sem o Jesus que dá descanso, sem o Jesus do jugo leve e mansidão.

Esquecemos, no entanto, que o público alvo da bíblia não são as pessoas que cabem em toda a descrição acima, a bíblia foi compilada para mim e para você, servos do Deus vivo. Até porque os ímpios dificilmente se atentam para estas palavras, e quando o fazem, pouco entende.

Então lhe convido a ouvir essas palavras de Cristo por um novo ângulo, elas não são para os cativos, os desesperançosos, angustiados e perdidos, elas são para um povo específico, um povo escolhido, nós. E um novo convite se revela.

Jesus nos convida para a verdade, nos convida para o seu caminho, para uma nova adoração, para uma paz diferente, para mandamentos resumidos e talvez mais complexos. Mas neste texto, Jesus convida aqueles que já estão com Jesus, andam com Jesus, ouvem a Jesus, a ir a Jesus. O que ele queria com isso?

O nosso Cristo está nos dizendo que mesmo que estejamos frequentes numa igreja, dizimando, participando, servindo, cooperando, precisamos ir a ele. Simplesmente “venha a mim”.

Porque na verdade é muito bom congregar, mas ele nunca nos chamou para uma igreja, ele nos chama para Ele. Ele nunca nos convidou para dirigir cultos, cantar, dançar na igreja, ele nos convida a nos achegarmos a Ele.

Não estou diminuindo o serviço, mas que o meu serviço seja um caminho para encontrar Jesus. Que quando eu cantar, não seja uma tarefa a cumprir, mas uma maneira de me achegar ao meu Salvador, e quando eu dançar não seja porque é a minha função na igreja, mas porque é uma maneira de entrar em seu lugar de adoração, de entrar em sua presença.

Afinal de contas, desde Adão, o nosso Deus vem a nós a procura de relacionamento, Ele sempre quis mais do que uma oferta queimada (como em Caim), ele queria sinceridade de coração, ele quis mais do que a fé de Abraão, ele queria confiança, porque obedecer é melhor do que sacrificar, porque por séculos de história o nosso Deus nos quer como filhos ou como noiva. Jesus quer relacionamento. Ele nos quer em sua presença, em seus braços .

E todo aquele cansaço e carga das programações e horários, responsabilidades, pessoas e eventos se dissolverão nEle, porque ele nos dará descanso.

Ariane Machado

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Pelos olhos de Deus

Oi, vamos conversar sobre autoestima? É incrível o tanto de vezes que nos vemos preocupados com o que os outros acham e pensam a nosso respeito. Seja sobre a nossa aparência, ou nossas atitudes e ideias. O mundo, a mídia, os grupos realmente tentam nos levar a isso, insistentemente tentam imprimir em nós seus conceitos e nos mostrar que o que os outros pensam é realmente importante.

E como consequência, temos elevados índices de suicídio, diversas doenças causadas pela não aceitação de si próprio, na busca frenética de ser quem querem que sejamos. Mas deixa eu te contar duas coisas, uma é que nós realmente não somos perfeitos, e como não somos! Há tantas falhas em nós, personalidades difíceis, costumes e manias não muito admiráveis e tantos outras características que nos afastam da perfeição.

A segunda coisa, no entanto, não é uma má notícia, mas uma forte verdade que muda tudo. Apesar das inúmeras falhas, nós somos muito mais do que a mídia divulga, do que as pessoas comentam, e até mesmo do que nós pensamos.

Ainda que pensemos que somos a pessoa que mais nos conheçamos, estamos enganados. Eu sei apenas como estou, e o mesmo vale para você. Quem somos, apenas Deus conhece. Porque nossa visão é limitada pelo tempo, e assim temos o passado que talvez nos encha de orgulho ou até mesmo de vergonha, temos o presente, com o qual brigamos muitas vezes, na tentativa de sermos melhores do que somos hoje, e o futuro que é uma grande incógnita. Mas para Deus não há essas barreiras.

Ele sabe hoje, quem somos em totalidade, com tudo o que passou e passará por nós. E ainda independente de todas essas coisas. Em Jesus, não importa a nossa cor, gênero, peso, altura, nacionalidade, ou coisa alguma, porque aos que o recebem, e nele creem, deu o direito de sermos filhos de Deus (João 1:12). O passado é apagado, as falhas perdoadas, e a aparência transformada, ainda que o mundo tente ignorar, somos filhos de Deus.

Jesus também vem nos chamar de amigos, então pouco importa os defeitos que o mundo procura em nós, se somos transformados em Cristo, novas criaturas de Deus. Não precisamos ouvir o que o mundo diz, até porque eles não são donos da verdade, e se hoje eles dizem que características são as melhores, daqui a pouco tudo muda, e criam novos parâmetros, e ninguém nunca é suficiente. E em Cristo também não somos, mas pelo Santo Espírito em nós, somos muito mais do que somos capazes de ser.

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Todo ser humano foi planejado cheio de valor, apesar de danificados pelo pecado, Jesus nos restaura, nos faz de novo, resgatando nossa identidade e nossa natureza de filhos. E a partir daí, só importa o que Deus pensa de nós, ainda que por vezes nos vejamos tentados a agradar os olhos dos outros, só Deus vai ver quem realmente somos, apenas ele é capaz de ver isso, e reconhecer Jesus em nós, porque o somos graças a Ele, e sua graça derramada sobre nós.

Então, não nos deixemos ser guiados pelos espelhos que o mundo espalha pelo caminho, tentando nos adequar a eles e nos oprimir, se não nos adequarmos. Mas olhemos para Deus, e sejamos como ele, vivendo realmente a nossa identidade de filhos, à imagem do Pai. E para isso, aprendamos com ele, a amar com Jesus amou, e a frutificar as sementes que vêm do Espírito Santo.

Ariane Machado

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Um convite no olhar

Há alguns meses eu conheci uma pessoa (conheci me inscrevendo entre os outros tantos seguidores que ela tem, não nos conhecemos, só eu a conheço), e foi incrível o quanto me encantei com o seu encantamento.

Já tem um tempo que gostaria de falar dela, mesmo a conhecendo tão pouco, porque eu realmente tenho dificuldade em apontar objetos ou pessoas e relaciona-las à fé, ou melhor, eu tenho dificuldade em objetivar ou personificar a fé. Porque somos perigosos e instáveis. Nós, seres humanos somos incrivelmente instáveis, e temos uma necessidade absurda de tornar as coisas palpáveis. E como eu não sei lidar com isso, não queria dar-lhes esse trabalho.

Quero deixar claro que não estou exaltando uma pessoa, é muito perigoso quando fazemos isso, e colocamos alguém num pedestal, como alguém que não erra e tal. Quero apenas compartilhar a admiração por alguém, alguém que (ao menos no aspecto sobre o qual falarei) poderia, como Paulo, chamar-nos para imitá-la. E é bom termos bons exemplos.

Lhes apresento Roberta Vicente. Não sei muito sobre ela, a conheci testemunhando sobre a reação de sua família à sua conversão, e logo vi uma fé admirável. Mas o que realmente me trouxe a escrever sobre ela foi eu ter me encantado com o encantamento dela por Jesus. Sério! É possível ver que ela realmente conheceu Jesus em sua forma de falar. O seu sorriso apresenta alguém que teve um encontro com Cristo e foi mudada por ele. O olhar dela diz que ela O ama.

Eu percebi que tenho 21 anos frequentando uma igreja, mas provavelmente as pessoas não me veem muito falando sobre Jesus, e quando o faço, não veem brilho nos meus olhos, um sorriso apaixonado em meu rosto. Não que eu não ame Jesus, mas é que o ‘costume’ nos faz perder o brilho, o encantamento, a paixão.

Digo paixão sim, porque já fui uma adolescente apaixonada e ouvi um amigo meu concordar que eu realmente estava apaixonada, ele disse que via meus olhos brilhar quando eu falava do tal rapaz. Mas nunca houve alguém que me dissesse que dava para ver o quanto eu sou apaixonada por Jesus.

Eu tenho servido incansavelmente (mesmo cansada) no serviço de Cristo. Eu tenho aprendido sobre ele há muito tempo. Eu tenho tentado levar outras pessoas a também servirem e aprenderem sobre esse Jesus, seja com os meus textos aqui, ou nos meus trabalhos na igreja, ou ainda quando tento evangelizar meus amigos. Mas eu tenho pensado que talvez eu não os esteja levando a se apaixonarem por Ele porque não há brilho em meus olhos.

Ela fala de Deus como Pai, não como alguém que sabe que Ele é pai somente porque a bíblia nos diz e nos garante isso, mas como alguém que tem experimentado ser abraçada por esse pai. Seu amigo Jesus não parece ser apenas garantido pelo versículo que diz “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. ” (João 15:14), mas como alguém que tem experimentado da confiança e intimidade com esse amigo que é realmente um homem, que verdadeiramente nos ama e nos quer ter como amigos.

E acompanhar os vídeos da Roberta tem me levado a questionar o que eu tenho feito, e ainda mais o que eu sinto e o quanto esse sentir influencia e muda a minha vida. E se nada faz em minha vida, o que fará sobre a vida dos outros? Nada. Mas o brilho no olhar dela, ao falar de Jesus em seus vídeos, tem me levado a alguma coisa, a pensar, questionar, mudar. Não para que mais tarde alguém escreva sobre o brilho em meus olhos, mas para que nada seja em vão. Para que o meu serviço e o meu aprendizado não sejam em vão, para que mais tarde eu não perceba que nunca fui capaz de inspirar alguém a buscar o Cristo que tanto tento anunciar.

“Sedes meus imitadores como também eu sou de Cristo”, afirmou Paulo com ousadia. Os olhos de Roberta Vicente têm me dito o mesmo, e lhes convido a também buscar aproximar-se e apaixonar-se continuamente pelo nosso Senhor Jesus. 

Ariane Machado