Mostrando postagens com marcador #oração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #oração. Mostrar todas as postagens

domingo, 7 de agosto de 2022

Histórias de dores




Quantas feridas
Quantas palavras malditas
Ou palavras não ditas....

Tantas famílias
Abraços negados,
Agressões veladas,
Laços desfeitos

Corações dilacerados
Respirações ofegantes
A ansiedade domina

Domina a esperança que se vai
Futuro parece que não há...
Desistir é um caminho?
'Eu já não aguento'
Onde encontrar forças?
Nos abraços negados...?
A família... um refúgio?

Não...

Muitas vezes a família, o motivo
A família que agrediu a infância
Que conturbou a adolescência
Os sonhos, roubou
Entulhou problemas
Anulou o valor de um pai, de uma mãe
E a criança sozinha
Não sabe em quem confiar

Todo amanhecer é pesado demais
Os sorrisos que me dão, posso confiar?
O que escondem de mim? Parece zombaria
Sozinho se vê
Já não sabe quem ser
E o alívio, onde encontrar?

'Vinde a mim', diz uma voz
Mas confiar não é opção
'Vinde a mim você que está cansado'
Sou eu, cansado e sobrecarregado
Mas há lugar onde descansar?
Há lugar em que meus músculos possam relaxar?
A respiração enfim pode acalmar?
'Vinde a mim.... Eu te aliviarei'
Essa voz... De onde vem?
A essa altura, quem olharia para mim?

Seu Pai!

Aquele que me roubou a alegria?
Um outro Pai
O Pai do Céu, o Pai Celeste
O Deus Pai
Aquele que é 'manso e humilde'
E ele é meu pai?
Sim, desde que você creu

'Ao que creu, deu o direito de ser filho'
Filho de Deus
E não há mais distancia
Vivemos como desprezados
Vestimos a história que o mundo nos impôs
Mas somos filhos
Filho amado, em quem Ele tem prazer
A quem muito ama

Com os olhos mergulhados na dor,
Somos cegos
Enterrados nas armadilhas das lembranças,
Nos fazemos prisioneiros
Mas na verdade, somos Filhos

Lança fora o que passou
Fora não...
Lança sobre Ele as dores
Ofusca o que ainda vê em casa
Desvia e olhar
E olha para Ele,
Corre para Deus
E se encontra nos braços desse Pai
Num abraço onde há amor
Onde há liberdade
E promessas fies!
Uma nova história!
Uma história de filhos,
De filhos amados.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Por Amor Aos Patriarcas



Lembro-me quando escrevi sobre Roberta Vicente e seus olhos que brilhavam ao falar de Jesus, mostrando sua paixão, seu amor por Cristo. Influenciando a tantos ou pelo menos a mim, a ser um pouquinho mais como ela, amar mais, olhar mais para Cristo. Vendo-a fazer escolhas se pondo completamente dependente de Deus, e deixando o dinheiro em segundo plano, ou em terceiro, quarto...
Hoje eu quero falar sobre outra pessoa que tem me inspirado a um novo nível e um novo caminho no conhecimento de Deus. Não o vejo em tantos vídeos como Roberta para falar se seus olhos brilham ou não, mas vi alguns vídeos, tive algumas aulas e tenho ouvido muito dele em podcasts, inclusive um conduzido por ele, e lido também coisas que ele tem produzido e já ansiosa para ler seu livro Por Amor Aos Patriarcas. E se não vejo o brilho de seus olhos, eu vejo seu esforço, vejo suas conquistas em seus estudos, como é movido pelo amor de Deus, pelo amor de Deus a um povo, pela fidelidade de Deus a uma promessa.
Este é Igor Sabino, apaixonado pelos judeus, pelos árabes e por todo contexto do oriente médio, baseado não em uma partida de futebol como a me levou a olhar com carinho para os turcos, nem baseado na cultura pop que leva tantos olhares ao Estados Unidos, mas baseado nas escrituras. Sua paixão me levou a olhar para os judeus como eu nunca tinha olhado, mesmo cristã há 25 anos, nunca fui levada a amar nem odiar os judeus, nunca os culpei pela morte de Cristo, mas tampouco os amei como o Israel de Deus.
Me constrange saber que a Bíblia é tão enfática e constante em falar desse amor, mas que vaidosos como somos, pegamos as promessas de um povo e colocamos sobre nós, que nos autodenominamos Israel de Deus, que ignoramos a herança de sangue e até mesmo o contexto do nascimento de Jesus e nos colocamos num lugar que não é nosso.
Mas hoje vejo nosso erro, e me obrigo a uma posição diferente em busca de conhecê-los mais, me inspirando um pouco nos passos de Igor, talvez eu não vá a Israel, mas se daqui de longe posso amá-los o farei, se daqui de longe posso orar por eles o farei, se daqui de longe posso convidar-te a olhar para eles o farei, a olhar para a Bíblia, olhar para Paulo reafirmando o amor de Deus e olhar para todo o Antigo Testamento e todo amor, todo o plano de Deus, todas as promessas, todas as revelações, todo o cuidado e toda paciência de Deus para um povo amado por ele, cuidado por ele, gerado por ele, por amor a Abraão, Isaque e Jacó, por amor aos seus servos fiéis, e ele continua a amar o velho Israel, o novo Israel e eterno Israel de Deus.
Eu não tenho o mesmo alcance que Igor, mas se um dos meus leitores não o conhece, quero apresentá-lo a esse único leitor e te convidar a conhecer seu podcast, seu curso e seu livro POR AMOR AOS PATRIARCAS, que provavelmente nos fará mergulhar nesse amor, nas promessas, no que a bíblia revela, mas que distraidamente, senão por egocentrismo, temos ignorado por tanto tempo.


sábado, 4 de janeiro de 2020

Alegrem-se sempre!



Para os hebreus, o nome de Deus era impronunciável, tal o temor e a distância que deveria ter do Glorioso Deus. Entrar no Santo dos Santos era digno de morte, não pelo homem, mas o próprio Deus sentenciava a pena. Mas um novo tempo foi instaurado, o acesso foi-nos dado, e podemos chama-lo de Amigo. 

Jesus conquista e garante isso para nós, mas ainda assim, muitos de nós escolhemos nos manter distantes. E os motivos são diversos. 

Há quem valorize os cultos, mas fora do ambiente da igreja não existe a menor comunhão, há quem não valorize coisa alguma, basta ter levantado a mão num domingo à noite há sei lá quanto tempo. Há os que escolhem orar, mas tem uma dificuldade tão grande, que suas orações não parecem uma conversar com seu Amigo e Salvador, mas com alguém de 500 anos atrás com uma linguagem super rebuscada e distante, tentando impressionar Deus com o que não é. Ou ora, e sabe muito bem usar as palavras, mas faz de suas orações momentos apenas de lamentação, e se a vida vai bem, acabou-se a comunhão. 

Venho lembra-los de que a oração é um momento de comunhão, um momento de alegria. Poder ter acesso a Deus é uma conquista, não nossa, mas um presente conquistado na cruz e que foi posto em nossas mãos e negligenciamos diariamente. 

Falar com Deus é um momento de encontro com nosso melhor amigo! É melhor do que o encontro pós-jogo para resenhar sobre cada lance, o que sabemos fazer tão bem. É melhor do que o encontro pós-culto que planejamos e ansiamos e sabemos que vai ser muito bom. É melhor do que aquele encontrão com os amigos que você não vê há 1 ou 5 anos. 

É um encontro com Deus! Nosso Senhor, sim, mas também nosso amigo! Olha o que você tem! Olha com quem você está falando! Ou com quem pode estar falando... É uma dadiva! Um presente! Um presente de Deus para nós, precisamos dar valor. 

Não guardando em uma caixinha para que não se quebre a qual apenas olhamos de longe, ou guardamos no fundo de uma gaveta com todo o cuidado. É um presente daqueles que abrimos cheios de ansiedade e usamos da primeira oportunidade, e deixa eu te contar, a oportunidade é hoje, é agora. É amanhã de novo, mas o agora ainda é a melhor oportunidade. Mas com alegria, como quem sabe o valor daquele momento. 

Alegrem-se sempre e orem continuadamente. (I Tessalonicenses 5:16, 17), não é à toa que Paulo põe os dois conselhos juntos. 

É claro que não excluo o arrependimento, as dores, os pedidos da oração. Mas não é apenas isso. A oração também é um lugar de alegria sim! 

Alegrem-se no Senhor! (Filipenses 4:4)

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Fonte dos desejos


Quantas vezes nos vemos diante de situações em que gostaríamos de que, por um segundo, uma moedinha jogada no fundo de uma fonte realmente nos garantisse um desejo realizado. Ah, quão bom seria se fosse tão fácil, uma única moedinha de qualquer valor, e “zas!”, problema resolvido, confusão desfeita, sonho realizado, ou o que quer que fosse o nosso problema.

Porém, os autores de ficção inventaram algo melhor que uma fonte de desejo, em vez de um único desejo, poderíamos esfregar uma lâmpada e trazer a nós um gênio, ele então realizaria não um, nem dois, mas três desejos. Não precisaríamos nos limitar ao mais urgente ou importante, poderíamos ter um pouco de tudo.

Mas, alguns têm falado de um gênio sem limites, uma fonte de desejos alimentada não por moedas, mas por fé. Sim, depois de nos iludirem nos livros infantis e diversos filmes com diferentes versões daquele que realizaria as nossas vontades, trouxeram para a vida real.

Na verdade, essa fonte de desejos existe, ele só não é uma fonte, como dizem. Não basta jogar um pouco de fé e “zas!”, oração atendida. Ele é capaz de fazer mais do que qualquer criação das histórias infantis, Ele vai além do que qualquer ser humano já foi capaz de desejar. Sim, eu falo de Deus, não aquele que você acha está esperando a sua próxima lista de pedidos, eu falo do Deus que está ansioso esperando que você fale com ele, com alguns pedidos talvez, mas com a gratidão pelos que já realizou, e a confiança apesar dos que não saíram bem como você queria.

Eu falo do Deus que, mesmo tendo o mundo sob seus pés, e o domínio sobre os anjos e cada animal da terra e mar, deseja que você fale com Ele. Isso mesmo, só fale. Fale como foi o seu dia, como foi difícil aquela situação mais cedo, conte para Ele o que você sentiu naquela hora, mas lembre-se também de falar daquele momento em que notou o sol, e como você achou bonito o céu hoje, e agradeça por aquele passarinho que você ouviu e parecia estar cantando especialmente para você.

Conte para Ele os seus sonhos, o que você está planejando para o fim de semana, e sobre aquilo que você está planejando comprar, não, não se preocupe, ele não acha isso bobo. Na verdade, Ele é um Pai muito dedicado, e fica encantado quando você mostra interesse por ele, e quando você gasta tempo contando suas coisas para ele, ele também tem interesse por você.

Ele não é uma fonte sem vida que está lá apenas para te realizar, Ele é uma pessoa que deseja se relacionar contigo. Ah, como Ele deseja isso! Ele quer amar-te e ser amado por ti. Ele quer a sua companhia, e também estar contigo. Ele também quer te fazer feliz, realizando alguns desejos seus, mas principalmente realizando os dele, e na hora dele, porque Ele sabe exatamente o que você precisa, e qual o momento ideal. Fale com Ele, confie nele, e se entregue a Jesus Cristo por completo.

Ariane Machado

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O bom de 2016




É interessante como funciona a nossa mente e o nosso armazenamento de dados. Somos levados a lembrar com muito mais intensidade das coisas que nos marcam negativamente, porque das fortes marcas que deixam em nosso emocional.

Somos facilmente transportados a lembranças tristes que muitas vezes nos deixam chorosos. Provavelmente, lembramos com mais detalhes do “dia mais triste de nossas vidas” do que do “dia mais feliz”, se não somos casados ou não nos tornamos pais ainda, imagino que não temos esse dia tão claramente marcado em nossa memória.

E é assim que funcionam nossas lembranças. Muita gente tem reclamado do ano que estamos finalizando, do quão difícil ele foi. E não é mentira, tivemos tragédias gigantes, crises que se estenderam por todo o ano, uma guerra que continua a ser travada, além dos problemas particulares de cada família e cada pessoa.

Mas eu tenho certeza de que não foi só isso. Coisas maravilhosas acontecem todo o tempo, pequenas alegrias, ou coisas muito boas que deixamos esmaecer por conta das más lembranças.

O nosso Deus é fiel e tem permanecido constante em nossas vidas. Te convido a repensar este ano, ele foi muito mais do que crises políticas e econômicas. Ele foi mais um ano guardado por Deus, e certamente recheado de bênçãos. Talvez uma super promoção no trabalho, ou pessoas que entraram em sua vida e fizeram toda diferença. Planos que se concretizaram, novos sonhos que nasceram.

Cara, você fez mais um ano de vida! E já está caminhando para o próximo! Lembre-se da última gargalhada que você deu, e das pessoas que lhe acompanhavam nesse dia, seja grato a Deus por elas. Não olhe apenas para aquilo que se perdeu totalmente do planejado, mas olhe para o que essa mudança de rota lhe trouxe! Novas oportunidades, novas conquistas!

Existe, realmente, muita coisa ruim no mundo, e inclusive ligadas diretamente às nossas vidas. Mas também muita coisa boa nos aconteceu. E tenho certeza de que se começarmos a ser agradecidos pelas pequenas coisas que nos surgiram à mente durante essa leitura, muitas outras lembranças irão surgir. E verás que a luta foi difícil, mas com certeza abençoada.

Te convido a usarmos agora esse espaço para lembrar-nos do bom deste ano, deixe uma experiência positiva deste ano, uma boa lembrança, e mostremos a nossa gratidão por mais um ano vencido. E muito mais do que expor aqui, sejamos gratos a Deus, porque Ele esteve conosco em cada um desses 365 dias, e promete estar em cada um dos próximos.

Agradeço a Deus por esse veículo no qual trago um pouco da palavra dele, que tive o prazer de iniciar neste ano, e de compartilhar com vocês as palavras que Ele me tem dado e me levado a refletir e ser edificada nele. E agradeço a cada um de vocês, muitos eu nem conheço, mas tem me acompanhado e me ajudado a levar esse projeto em frente.

Obrigada.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Olhai para os pequenos detalhes



Eu tenho visto muito, nos dias de hoje, a igreja clamando pelo sobrenatural. A igreja tem pautado sua estrutura, sua visão, sua mensagem nos mistérios de Deus. E muitas estão repletas de mensagens em línguas estranhas, visões, sonhos, profecias e tanto mais.

Não as critico, a bíblia realmente fala acerca de tudo isso, e creio que o Senhor se revela a nós de tantas formas, conforme a sua vontade. Mas a minha oração nesses dias tem sido diferente.

Eu tenho orado para que eu encontre o Senhor numa simples noite, sem nenhum espetáculo espiritual, mas em tão somente olhar para as estrelas no céu. Eu quero olhar para a linda e grande lua cheia e encontrar o Criador em sua beleza. Quero ver a natureza de Deus traçada na sutileza da lua nova.

Eu quero ouvir uma canção a Deus no som das ondas do mar, e junto com ele adorar a Deus, rendendo-lhe graças. Eu quero ser levada à presença do Pai pelo soprar do vento que se apresenta nas praias.

Eu quero que o meu anseio por Deus, a minha procura pelo Pai seja tanta que eu O encontre em toda parte. Que onde quer que eu olhe lá Ele esteja. E o meu clamor por sua presença seja tão grande, que eu não precise de um evento ou um espetáculo que o meu coração humano possa desejar, mas que em tudo que me rodeia, e em cada obra do Pai, ele se revele a mim.

Que eu possa sentir o teu toque, o teu amor e o teu cuidado, não apenas quando alguém for curado, ou grandes eventos se revelarem, mas que quando a chuva vier a cair, eu veja que Ele está a regar a terra em nosso cuidado. E quando o sol nascer, eu encontre o seu amor manifestado através dos raios que retornam para nos aquecer e iluminar.

Porque a sua criação realmente o revela. E há assinaturas suas em cada uma de suas obras. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”, declara o salmista, e ele continua dizendo que “não há linguagem ou fala onde não se ouça a sua voz”, então eu clamo para que os meus olhos e os meus ouvidos não se percam, e não deixem que a voz do Senhor passe despercebido. Que eu não espere pelo ressoar dos trovões para me lembrar que o céu fala do Senhor, mas que a todo instante eu me encha dEle ao contempla-lo nas pequenas coisas.

Olhe pela janela e encontre o Senhor Deus à sua volta! Espero que os prédios não sejam tantos para o afastar da criação, e os fios em nossas cidades não nos tire a beleza do céu. Olhe ao seu redor, e ouça Deus dizer “Te amo, filho”, seja grato a Ele, seja cheio do seu amor, e lhe responda de volta “Eu amo você, Paizinho”.

Ariane Machado

domingo, 18 de dezembro de 2016

Onde encontrar o Senhor

Eu tenho sempre a preocupação de não ouvir músicas apenas por ouvir, mas dar atenção à sua poesia, tentar entender o que o seu compositor queria dizer ou o que ela me faz sentir. Seja ela “gospel” ou o que quer que seja.

Alguns cantores “gospel” atuais têm buscado uma linha de composição um tanto diferente. Em vez das costumeiras citações da bíblia, ou exaltação do que Deus pode fazer, alguns trazem reflexões que, às vezes, nem mesmo falam em Deus, mas que é possível ver os ensinamentos e princípios bíblicos permeando por entre algumas frases que, a princípio, parecem ser apenas diversão.

E há ainda casos, contrariando a toda teoria sobre o quanto é errado escutar músicas do mundo, em que você sabe que a canção não é evangélica, não traz consigo valores bíblicos, mas você não consegue ver nela o seu valor real, porque você consegue encontrar Deus nela, e às vezes de forma muito forte, mais forte do que o romantismo, ou a revolta contra o sistema tensionado pelo compositor.

Eu percebi isso com muita clareza depois de ver alguns textos no blog Minha Vida Cristã interpretando músicas seculares. E me dei conta de que realmente há composições que têm muito de Deus, mesmo quando não veem do interior de uma igreja. Mateus Machado, escritor do MVC usa algumas músicas do Charlie Brown Jr para falar disso, e a música “longe de você”, para mim, é muito forte uma descrição da procura de Deus e do encontro com Ele.



Eu sou apaixonada por músicas de adoração, aquelas que te levam direto ao trono de Deus, que nos aproximam dEle, revelando Ele em sua letra. Músicas que vão ao íntimo de nosso ser e nos "desarmam" completamente, nos levando a chegar à presença de Deus sem reservas, sem defesas. E muitas das músicas que ouço são assim, porque vejo nelas um valor muito grande na adoração.

Mas na medida em que dizemos que devemos pregar muito mais com a vida do que palavras, encontrar músicas que parecem ser simples entretenimento cheias de princípios me parece uma riqueza. Porquê da mesma forma que, às vezes, não encontraremos alguém disposto a ouvir o evangelho, e pela nossa vida de amor, mansidão e misericórdia lhes revelaremos o Pai, assim também haverá pessoas que não estarão dispostas a ouvir músicas que exaltem a Deus com clareza, e na sutileza de uma música com princípios divinos Deus lhes será revelado.

E até mesmo numa música secular, porque Deus age de formas inexplicáveis. E como ele alimentou uma multidão através de uma criança, e antes havia falado com um homem através de uma jumenta, esse nosso Deus Maravilhoso e Inexplicável pode se revelar da maneira que lhe convém. E é interessante a frequência que se pode encontrá-lo fora do padrão gospel. Basta que estejamos atentos à revelação de sua glória.

Não podemos limitar o nosso Deus às quatro paredes de nossas igrejas, Ele está presente em toda parte, e se revela em todo tempo. Às vezes tão alto como o som de trovões ou o sino de uma igreja, mas em outras, Ele é tão sutil que somente se estivermos atentos o encontraremos.

Ariane Machado

domingo, 3 de julho de 2016

O que queres de mim, Senhor?



“O que queres de mim, Senhor? Queres que eu te siga por toda a minha vida? Sim, eu quero fazê-lo, mas há momentos em que meus passos não percorrem os teus caminhos. Por vezes me perco no que outros esperam de mim, e perco de vista a tua vontade, os teus caminhos; deixo de priorizar a Tua vontade, para adequar-me a vontades que deveriam estar tão abaixo da sua, que é soberana e perfeita. E quantas vezes não é o meu próprio ego que me desvia do caminho? Tentando saciar desejos pessoais, ou perdido em minha ansiedade. Então me volto para ti e peço perdão. Certo de que ele virá, não porque mereço, mas por sua misericórdia e amor.

O que queres de mim, Senhor? Queres me enviar aonde a terra não é fértil, mas existe o desejo verdadeiro de conhecer-te? Sim, Senhor, eu quero fazê-lo, tento ir, tento falar, mas há momentos em que me calo quando apenas um nome seria usado pelo Teu poder – Jesus Cristo. Ora, quantas oportunidades eu deixo passar, paralisada pela falta de jeito com as palavras, quando na verdade sei que o Senhor mesmo se revelará através de mim, que o Senhor falará através de mim, que é o Santo Espirito quem mesmo faz a obra. Mas eu quero ir, Senhor, quero fazer a Tua vontade, quero viver para Ti, quero falar de Ti. E ainda pergunto, Senhor, reconhecendo que quero fazer o que Tu queres. Sei que o Teu desejo para a minha vida é a felicidade. E pergunto ainda: O que queres de mim?

O que queres de mim, Senhor? Queres que eu Te entregue as minhas mãos, meu coração, meu pensar e meu falar? Sim, Senhor, eu quero fazê-lo, mas há momentos em que é tão difícil negar-me a mim mesmo e seguir-te, que eu somente poderia voltar-me para Ti em oração e clamar: Senhor, ajuda-me para que eu Te siga por toda a minha vida e jamais meus pés se desviem dos Teus caminhos; fortalece-me, para que eu mostre o Teu amor ao mundo com humildade e mansidão; guia-me, para que eu possa ir onde Tu queres que eu vá e ali pregue a Tua palavra.

E ainda Senhor, aumenta a minha fé em Ti, para que haja entrega a ti de minhas mãos, meu coração, meu pensar e do meu falar, e eu possa estar pronto para ouvir de Ti a resposta quando falar.”

Quantas vezes palavras como essas fazem parte de nossa oração? Quantas vezes perguntamos com insistência, “O que queres de mim, Senhor?”. Temos entendido/ escutado a resposta que vem de Deus? Como ao final da oração acima, precisamos estar tão entregues nas mãos de Deus, que saberemos sua resposta. Que sonharemos os seus sonhos, que teremos impresso em nossos corações a ardente urgência para realizar o propósito dele para nós.

Que estejamos tão conectados a Ele, firmes em fé, que nada possa ser capaz de impedir os nossos pés de trilhar os caminhos do Pai. Nem os outros com suas propostas, nem nós mesmos com nossas urgências e ansiedades, nem “a tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada”, “nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem altura, nem profundidade, nem qualquer criatura” tenham o poder de afastar-nos do Seu caminho e de Seu propósito. (Romanos 8)

O que queres de mim, Senhor? São meus dias? O meu tempo? Meu coração? Minha vida? Gratidão? O que podemos dar a Deus que Ele já não tenha? O que ele ainda não encontra em todo universo? Nada lhe falta, mas falta a mim, falta a você, falta à humanidade. Falta ao homem reconhecer e agradecer, com mais que palavras, pelo sustento de Deus, falta-nos agradecer pelo sacrifício de Jesus por nós, falta-nos retribuir, ainda que de forma insignificante. Falta-nos dá-lhe o que um dia ele nos deu. Se com a vida Ele nos serviu, e nos trouxe a salvação, com nossas vidas o sirvamos. Se da vida Ele abriu mão por nós, vamos renunciar a nossa, e entregar a Deus, para a satisfação de Seu coração.


Ariane Machado e Floripes de Jesus

segunda-feira, 27 de junho de 2016

A intimidade que se foi


E de repente nos damos conta de que nossa intimidade com Deus já não é mais a mesma. Batalhas e batalhas travadas, e a gente se dá conta que temos perdido repetidas vezes. A rotina nos vence, nos levando à uma vida de ações automáticas, lembrando apenas do urgente, deixando coisas essenciais para depois, quando se vê, já se foram dias sem buscar a Deus, dias sem nada mais que uma oração rápida, só para “bater o ponto” com Deus, quando na verdade sentimos que nossas palavras nem chegaram ao céu, mas é uma rotina.

E quando a batalha que perdemos é para a procrastinação, o “depois eu faço” torna-se a frase mais recorrente em nosso dia. Vou orar, mas primeiro vou checar o whatsapp e todos os outros meios de comunicação, a oração depois eu faço. Mas agora vou comer, a leitura da bíblia depois eu faço. Já estou atrasada para a faculdade/ trabalho/ escola, as coisas de Deus, depois eu faço, quando chegar, ou antes de dormir. Até que nos sobrem poucos minutos antes que desistamos pela sobrecarga de sono, ou nos lembremos apenas quando os olhos já estão fechados, “então deixa para amanhã”.

Preguiça, falta de prioridades, rotina, descuido, o que seja, a lista de batalhas que perdemos talvez seja imensa, deixando nossa intimidade com Deus em planos cada vez mais distantes. E quando nos damos conta, olhamos para trás e invejamos de nós mesmo esse aspecto da vida que um dia tivemos.

Talvez cheios de saudosismo, estamos lembrando agora como era a nossa vida de oração, a ansiedade que tínhamos em dobrar os nossos joelhos e buscar a presença de Deus. Ou a facilidade que tínhamos em falar com Ele, a naturalidade com que as palavras saiam de nossa boca, a facilidade com a qual elas nasciam em nossos corações. E agora, o quão difícil tem sido articular as mais “bobas” frases, na falha tentativa de falar com o Pai.

O que foi mais importante que ousou tomar o lugar de Deus em nossa vida? O que aconteceu que não notamos quando essa intimidade se esvaiu de nossas mãos?

E engatinhando, tentamos tropegadamente retomar a um relacionamento com o nosso Deus. Mas talvez, tão feridos por essas batalhas, cansados dessa exaustiva rotina, envergonhados pelo abismo que se estabeleceu entre nós e Ele, não conseguimos fazer nada além de clamar por misericórdia e nos perder novamente em tudo que nos afastou do Pai.

O que fazer? Como retornar a Ele? Podemos mesmo recomeçar? Sim, podemos recomeçar, Deus nos dá um novo começo. A ira que sente diante de nosso pecado, ou a tristeza que o toma diante de nosso desprezo, são deixados de lado e dão lugar às qualidades que o compõe. Ele nos olha com amor e com misericórdia, e enquanto há vida, Ele está disposto a nos dar aquilo que não merecemos, não nos vê com os olhos do mundo, olhos que sempre procuram por merecimento, pois seu amor é tão grande. Ele não está disposto a nos perder para a rotina e distrações, e ele não apenas nos aceita de novo, mas nos chama para voltar a Ele, e restaurar a nossa história com ele.

Ele já sabia quem éramos, o quão pecador é o ser humano, e através da morte de Jesus temos um recomeço, seu sangue lava-nos os pecados, mas também a negligência a Ele, e todas as desculpas. Precisamos, claro, querer ter um padrão de vida diferente, não estou dizendo que seja fácil, nem mesmo da noite para o dia. Não vamos passar de “crentes-distantes-de-Deus”, a mestres da intimidade, passando horas diante da presença de Deus, em intimidade, mas precisamos desejar e buscar viver mais do que o que temos vivido.

Precisamos colocar Deus em seu devido lugar em nossa vida, precisamos que Deus esteja no centro de nossas decisões, na posição mais alta que há em nosso coração, ou continuaremos a nos afastar do Pai, e não nos daremos conta da distância que vem se estabelecendo. Se nunca tivemos intimidade com Deus, ainda que nosso íntimo grite, mande mensagens, outdoor e até mesmo sinal de fumaça, seremos incapazes de entender que a falta que nossa alma sente é de Deus.

Porém, Deus não desiste de nós, Ele nos chama, insiste incansavelmente. Mesmo diante de nosso silêncio, mesmo diante de nossas desculpas, Deus deseja se relacionar conosco. E o mais interessante é que toda essa insistência não é porque Ele precisa de mim ou de você, Ele insiste porque sabe que ninguém no mundo tem para nós o que Ele tem; ninguém no mundo se importa conosco como Ele se importa; ninguém no mundo tem os planos de paz e perfeição que Ele tem para nós; ninguém no mundo poderá nos dá a recompensa que Ele promete para nós; ninguém além dele pode preencher o vazio que há em nós; ninguém no mundo insistirá o tanto que Ele insiste; ninguém no mundo nos ama como Ele.

Então, não sei onde ou o que cada um está fazendo agora, mas vamos parar um pouquinho, só alguns minutos, repensar a nossa atual relação com Deus, e dedicar alguns minutinhos a falar com Ele, entrar em sua presença em oração. Na próxima oportunidade lhe cante um louvor, decida adorá-lo, trazê-lo mais para seu dia, trazê-lo de volta para a sua vida.

Ariane Machado

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Encontrando Deus

Eu quero voltar a olhar para as estrelas e pensar em Ti, ó Deus, lembrar-me que a Tua imensidão é maior do que a grandeza do firmamento, recordar que tamanha beleza está sob os Teus pés, e o que está além é ainda maior e melhor do que o quanto é revelado, lembrar que ainda sendo quase infinitas as estrelas, o Senhor as conhece pelo nome.

Senhor, não posso olhar o céu azul e não me lembrar da perfeição e grandeza, não posso ouvir os trovões e não lembrar que Tu és Soberano e Todo-Poderoso, e que todo o domínio está em Tuas mãos.

Que o canto dos pássaros me lembre que eles os fazem para o Seu louvor, e me faça recordar da confiança que depositam em Ti e que eu possa aprender, a como eles, descansar e confiar em Seu amor e misericórdia.

A natureza revela a Tua majestosa glória, e assim diz a sua palavra:

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.
Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo.
Salmos 19:1-4a

Os meus olhos não podem estar tapados para ignorar isso, nem os meus ouvidos desatentos para o que vem de Ti, mas que eu me junte às obras de Tuas mãos e revele quem Tu és e fazes, e meu coração seja incansavelmente grato a Ti, e se eu me esquecer, me deixa voltar a ver o céu e as estrelas e ouvir o canto dos pássaros e os Teus trovões.


Ariane Machado