“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28) são algumas das palavras de Cristo, e eu ousaria apostar que quando você a reproduz, direciona a alguém que julga como cansado e sobrecarregado, provavelmente alguém de dores, opressão, perseguição, gente sofrida, gente sem Deus, sem o Jesus que dá descanso, sem o Jesus do jugo leve e mansidão.
Esquecemos, no entanto, que o público alvo da bíblia não são as pessoas que cabem em toda a descrição acima, a bíblia foi compilada para mim e para você, servos do Deus vivo. Até porque os ímpios dificilmente se atentam para estas palavras, e quando o fazem, pouco entende.
Então lhe convido a ouvir essas palavras de Cristo por um novo ângulo, elas não são para os cativos, os desesperançosos, angustiados e perdidos, elas são para um povo específico, um povo escolhido, nós. E um novo convite se revela.
Jesus nos convida para a verdade, nos convida para o seu caminho, para uma nova adoração, para uma paz diferente, para mandamentos resumidos e talvez mais complexos. Mas neste texto, Jesus convida aqueles que já estão com Jesus, andam com Jesus, ouvem a Jesus, a ir a Jesus. O que ele queria com isso?
O nosso Cristo está nos dizendo que mesmo que estejamos frequentes numa igreja, dizimando, participando, servindo, cooperando, precisamos ir a ele. Simplesmente “venha a mim”.
Porque na verdade é muito bom congregar, mas ele nunca nos chamou para uma igreja, ele nos chama para Ele. Ele nunca nos convidou para dirigir cultos, cantar, dançar na igreja, ele nos convida a nos achegarmos a Ele.
Não estou diminuindo o serviço, mas que o meu serviço seja um caminho para encontrar Jesus. Que quando eu cantar, não seja uma tarefa a cumprir, mas uma maneira de me achegar ao meu Salvador, e quando eu dançar não seja porque é a minha função na igreja, mas porque é uma maneira de entrar em seu lugar de adoração, de entrar em sua presença.
Afinal de contas, desde Adão, o nosso Deus vem a nós a procura de relacionamento, Ele sempre quis mais do que uma oferta queimada (como em Caim), ele queria sinceridade de coração, ele quis mais do que a fé de Abraão, ele queria confiança, porque obedecer é melhor do que sacrificar, porque por séculos de história o nosso Deus nos quer como filhos ou como noiva. Jesus quer relacionamento. Ele nos quer em sua presença, em seus braços .
E todo aquele cansaço e carga das programações e horários, responsabilidades, pessoas e eventos se dissolverão nEle, porque ele nos dará descanso.
Ariane Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário