sexta-feira, 11 de março de 2016

Uma honra à mulher




Para início de conversa deixo claro que não estou grávida. Mas diante da semana em que estamos, quis homenagear a nós mulheres, e creio que ser mãe é a maior das funções que Deus nos deu. Até mesmo para as que como eu ainda não são, mas sonham com isso, desde quando tornamos nossas velhas bonecas nossas filhas.

Muitos falam de como a bíblia é machista, e reconheço que escrita dentro de uma sociedade completamente enraizada no patriarcado ela não podia fugir muito disso. Realmente a bíblia fala muito mais dos homens que das mulheres, tem mais livros com nomes de homens do que de mulheres, em algumas passagens as mulheres até não eram contadas. Mas Deus não faz diferença de gênero entre nós, e de forma alguma privilegia os homens.

Se os homens são mais citados, se foram em sua maioria eles quem profetizaram, se foram mais deles que mulheres que andaram com Jesus, Deus compensou a balança muito antes, dando a nós, e não a eles, o privilégio da maternidade.

Temos muitos papéis, seja na família, na igreja ou na sociedade. Somos filha, ajudadoras, companheiras, e atuamos de diversas formas e muitas delas essenciais, mas Deus colocou nas mãos da mulher uma função que cabe unicamente a nós.

Ainda não passei por isso, mas sei que a maternidade é uma grande benção, e a própria bíblia diz isso quando diz que “os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127:3). Claro que os filhos são dos dois, pai e mãe, mas gerar o bebê é função da mulher, foi a nós que foi dada essa responsabilidade. Carregá-lo durante os nove meses de gestação e zelar por ele.

Fala-se muito do amor materno, e creio que é uma relação de amor realmente diferente da construção de amor com o pai, desculpa aos homens, mas imagino que a gestação e amamentação aprofundam muito esse amor. Não que não haja amor por parte dos pais, mas creio que de alguma forma inexplicável há outra relação por parte da mãe.

A música que trouxe hoje, fala desse novo amor que é conhecido com a chegada da maternidade, Veio pra mudar a minha vida / Um amor tão puro que eu não conhecia / Veio existir em mim canta Arianne. O sonho de ser mãe talvez não acompanhe a 100% das mulheres, mas creio que à maioria de nós. Crescemos com essa expectativa, colocamos nomes em nossas bonecas, e nos apegamos a elas, cuidamos delas como imaginávamos que cuidaríamos de nossos filhos, e as levávamos conosco para onde íamos. Essa ideia da maternidade nos acompanha por anos, e chega um dia em que deixa de ser apenas uma ideia, e creio que, rompendo a todas as expectativas de meninas, a mulher que é mãe conhece um novo amor.

Minha homenagem a nós mulheres nessa semana é lembrar-nos da homenagem de Deus, em nos dá tal honra e confiança. Ele nos permitiu ser responsáveis por cada nova geração. Não apenas no gerar do filho, mas no educar, em formar suas bases, apresentando-lhes os princípios de Deus, instruindo-os em Seu caminho, e sendo-lhes exemplo em conduta e testemunho. E tudo isso embelezados pela graça que é ser mãe, porque o seu mundo está ficando mais bonito.

Que a graça de Deus acompanhe a cada uma que já carrega a responsabilidade e honra da maternidade, que vocês sejam dirigidas por Deus e sua misericórdia as acompanhe. Que a misericórdia de Deus também acompanhe a nós outras, e nos prepare para o dia que conheceremos esse amor.

Ariane Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário